O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) deu início, nesta segunda-feira, 10, ao Programa de Linguagem Simples, intitulado “Simples e Fácil”. A iniciativa segue a orientação do Pacto Nacional pela Linguagem Simples, lançado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

O programa também terá ainda dois momentos importantes de divulgação. Haverá em breve um webinário para os assessores de 2º grau e uma sessão especial de lançamento no Plenário do TJGO, também em data a ser definida, quando todo o programa será apresentado para os desembargadores”, declarou o presidente do Tribunal de Justiça.

Lançamento- O lançamento do Programa Simples e Fácil busca apresentar o uso da linguagem simples no Judiciário goiano, destacando seus objetivos e benefícios, e convidando magistradas e magistrados, todo corpo funcional, membros do sistema de Justiça e toda a sociedade a adotar e apoiar o programa. Durante o evento serão divulgados o Guia de Linguagem Simples do TJGO e o projeto ANA, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar a escrever de forma mais simples e foi desenvolvida pela diretoria de Estatística e Ciência de Dados. Além disso, haverá a apresentação do Plano de Ação da Linguagem Simples com futuras melhorias no TJGO.

Simples e Fácil – De acordo com a juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, responsável pelo programa, o Simples e Fácil “é um conjunto de projetos e ações com um objetivo único de oferecer uma abordagem objetiva, direta e compreensível a todos. A intenção é oferecer uma justiça que todos entendam”.

O programa do Judiciário goiano se chama “Simples e Fácil” e tem sido coordenado pela diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, por meio do Laboratório de Inovação – Inovajus.