A cidade de Goiás foi presenteada com um painel grafitado de 38m² produzido pela artista goiana Thainá Junger. A obra de arte está temporariamente instalada em frente ao Cine Teatro São Joaquim e faz parte das atividades artísticas e culturais do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece na cidade de Goiás até o próximo domingo,16.

 

Para conferir a programação completa do festival, visite o site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/.

 

O tema escolhido para o painel foi cinema, meio ambiente e mudanças climáticas. Utilizando técnicas de spray e tinta acrílica, o trabalho levou cinco dias para ficar pronto e contou com a assistência da artista Rebeca Rios, estudante de artes visuais do Instituto Federal Goiano (IFG), campus cidade de Goiás.

 

Thainá Junger explica o conceito da arte, que envolve a natureza do cerrado, e como, para ela, o cinema e a arte podem despertar a consciência ambiental: “O graffiti é uma forma vibrante e poderosa de expressão artística que pode transformar paredes urbanas em telas de mensagens impactantes. Produções audiovisuais também tem o poder de nos mostrar a beleza da natureza e os perigos da negligência ambiental. Essas histórias cinematográficas não apenas entretêm, mas também educam e inspiram ações em prol do meio ambiente”.

 

O prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouvea, agradece e reconhece a importância da arte para o despertar da consciência: “O 25º Fica está chamando toda a sociedade para essa reflexão a respeito da presença humana no planeta Terra. O Fica é muito rico e, dentre as belezas do festival, a cidade de Goiás recebe de presente uma pintura belíssima que retrata a natureza do Cerrado, com toda a sua biodiversidade”, relata.

 

De acordo com  o prefeito, a obra de arte deverá ser realocada para um lugar definitivo após o encerramento do festival. “Nós vamos escolher o melhor local para colocá-lo para que as pessoas possam identificar que aquilo é um fruto também do Fica. Ele precisa de um espaço que tenha uma altura ideal, talvez na porta da prefeitura, que é um lugar que está bem no centro da cidade”, sugere.

 

 

A artista – Thainá Junger, 28 anos, é artista visual autodidata e médica veterinária de formação. A paixão e o interesse pelas artes começaram ainda na infância e, desde 2015, se aprofunda no estudo de técnicas e materiais de desenho e pintura.

 

No cenário artístico, atua desde 2019 produzindo principalmente murais, graffitis, telas e ilustrações utilizando técnicas de spray e tinta acrílica em diferentes superfícies. Suas artes possuem um conceito “tropical psicodélico” com cores bem vivas, estilo vetorizado e muitos elementos da cultura pop art, usados para representar, principalmente, a fauna, a flora e a natureza das mulheres com todo seu poder e grandiosidade, em sua essência mais selvagem e intuitiva.