A FenaSul, feira gaúcha  retorna à Goiânia, no próximo de 21 de junho, a partir das 18h e segue com programação  até o dia 30 de junho, no Goiânia Arena, trazendo o melhor da cultura, moda, artesanato e culinária gaúcha.

 

Este ano, a FenaSul adiciona à sua programação a celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e traz como destaque cultural a presença do Grupo Folklorístico Stella Bianca, formado por brasileiros, de Jarinu/São Paulo, que realizam um trabalho de pesquisa, preservação e divulgação das danças e músicas das regiões que integram a Itália. Com 20 anos de atuação, o Stella Bianca fará, em Goiânia, quatro apresentações (21/- às 20h;  22- sábado: às 13h30 e 20h30  e 23- domingo: às 13h30).

 

Para esses momentos, o Grupo Folklorístico Stella Bianca trará a “Cerimônia da Pisa”, ou “La Pigiatura”, a tradicional cerimônia onde os dançarinos amassam as uvas com os pés e que nessa performance o público é convidado a participar. Nos demais dias de evento, os visitantes poderão apreciar as apresentações do grupo de dança gaúcho Herdeiros Farroupilha, com ênfase nas danças tradicionais, como fandango, xote, entre outras,  garantindo uma programação diversificada para os visitantes.

 

Para o organizador da FenaSul Goiânia, Sérgio Silva, celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil é importante. “ A cultura italiana tem um marco importantíssimo nos costumes brasileiros. Hoje, temos 25 milhões de ascendentes italianos, no Brasil, boa parte deles, residem no Sul. Por isso, vamos trazer à Fenasul, o grupo italiano  Folkorístico Stella Bianca, que  animará o evento com dança e música italiana, além das apresentações culturais”, diz, Silva.

 

Ele ainda ressalta que a FenaSul Goiânia manterá seus destaques das edições anteriores como: a costela servida à fogo de chão, os chocolates de Gramado, as tradicionais cucas, os trajes de frio, trazidos diretamente da fábrica. “Não podemos deixar esses itens de fora do nosso evento”, pontua.

S.O.S Rio Grande do Sul – Com o objetivo de ajudar as  vítimas das chuvas que atingiram cerca de 95% dos municípios do Rio Grande do Sul, a FenaSul Goiânia será um ponto oficial de coleta de doações para os desabrigados.  “Durante os dias de evento, a população poderá doar itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis  e roupas na portaria do evento. Todas as doações serão encaminhadas para a unidade do  Exército Brasileiro, que fará com que as doações sejam encaminhadas aos gaúchos”, finaliza, Sérgio Silva.