Já começou a maratona de romeiros rumo a Trindade (GO) para a  maior festa religiosa do Centro-Oeste, Romaria do Divino Pai Eterno que recebe devotos de todo o país. A Romaria começa na sexta-feira, dia 28 de junho, e vai até o dia 7 de julho. O tema deste ano é “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, em comunhão com o Papa Francisco, que declarou 2024 como o Ano da Oração.

A menos de duas semanas para o início da festa, a movimentação nas ruas de Trindade já é intensa, com muitos ônibus de excursão chegando de várias partes do país. Além disso, o comércio local já está pronto para receber a expectativa de três milhões e meio de pessoas.

A romeira Maria Dalvani da Costa, de Natal, no Rio Grande do Norte, já está na Capital da Fé de Goiás. Ela participa anualmente, mas não esteve presente apenas em 2023 devido ao falecimento do marido. “É uma festa que eu gosto muito, e poder presenciar novamente essa fé após um ano de luto é muito importante”, conta Maria.

A devota compartilha da mesma devoção que o marido, que era muito apaixonado pela Festa do Divino Pai Eterno. Segundo Maria, “ele fazia toda a programação para estarmos aqui. Como ele faleceu no ano passado, eu agora sigo esse legado participando até o final da Festa”.

Em preparação para a Romaria 2024, o canteiro de obras da Nova Casa do Pai está passando por adequações, como a implementação do “Caminho Seguro”. A ação faz parte de um pacote de medidas adotadas para melhorar a segurança do local ao receber os romeiros durante a maior festa religiosa do Centro-Oeste.

O Caminho Seguro conta com paisagismo, calçada e corrimão e  é feito todo de eucalipto, que é uma madeira de reflorestamento e reforça o compromisso com a sustentabilidade. Durante o percurso, os romeiros podem amarrar suas fitinhas e fazer o seu pedido ao Pai Eterno, deixando o Caminho Seguro colorido e cheio de histórias de fé e devoção.

A programação deste ano conta com 145 missas, 50 novenas, 11 procissões e diversas atividades religiosas. A Romaria é um marco de devoção, tradição e compromisso com o meio ambiente, fortalecendo a comunidade e promovendo o turismo religioso em Goiás.