A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação),  aceitou o pedido do Governo Federal de antecipação do reajuste previsto para maio de 2026 para abril do mesmo ano. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se inicia nesta segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho

O aumento salarial em pauta é resultado do acordo assinado pela entidade no dia 27 de maio com o Governo Federal após rodadas de negociações na Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal.  Serão criados grupos de trabalho com o intuito de debater o reenquadramento dos aposentados na nova estrutura de carreira, as questões ligadas à entrada lateral, além da revogação da Instrução Normativa 15, que trata de insalubridade.

Acordo assinado – O atual acordo assinado pelas entidades sindicais prevê um reajuste de 9% em janeiro de 2025 e, agora, 4,5% em abril de 2026. É importante destacar que o MGI acatou a proposta da Proifes-Federação de substituição das Classes A/D I e B/D II por uma Classe de Entrada, tornando o início da carreira mais atrativa.

No que diz respeito aos steps, também foi acatada a contraproposta do Proifes, com 4,5% em 2025 e 5% em 2026. Levando em consideração o reajuste acumulado de 2023 a 2026, a base da carreira soma um ganho de 43% e o professor titular 28,2%.