Acompanhado de parlamentares, de servidores e de autoridades municipais e estaduais, o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), inaugurou, na manhã desta terça-feira (25), as novas instalações da TV Câmara Goiânia e do Auditório Jaime Câmara. Resultado do maior investimento da história, desde a inauguração da sede do Poder Legislativo goianiense, em 1998, os dois espaços receberam equipamentos e softwares que os colocam entre os mais modernos do país.

TV Câmara Goiânia

Após o encerramento da Sessão Plenária, vereadores e convidados foram conhecer os novos estúdio e instalações da TV Câmara Goiânia. A placa de inauguração foi descerrada por Policarpo e pelo prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). Também acompanharam a cerimônia, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto; o deputado estadual Lincoln Tejota (União Brasil), representando a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); e o ex-vereador e ex-diretor-geral da Câmara, Welington Peixoto, representando o presidente da Alego, Bruno Peixoto.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara. Além de nova identidade visual, cenário, iluminação e telão interativo, a emissora recebeu câmeras e equipamentos de edição e transmissão de última geração. Os investimentos implementados pela atual Mesa Diretora somam R$ 12,5 milhões. “Investimentos planejados e realizados com um só objetivo: melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão goianiense, porque a Câmara Municipal de Goiânia é a Casa do Povo”, destacou Policarpo.

Para o prefeito Rogério Cruz, a nova emissora vai dar mais transparência ao trabalho legislativo. “Quero parabenizar desde já toda a Mesa Diretora, na pessoa do presidente Romário Policarpo, por essa iniciativa, que é muito importante porque a população precisa também acompanhar tudo o que está acontecendo aqui na Câmara Municipal, os projetos de lei para a cidade”, disse.

Decano na Casa, o ex-presidente da Câmara e atual primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Anselmo Pereira (MDB), também falou sobre a importância da modernização do Plenário, dos auditórios e da TV. “Nesta gestão estamos colocando a Câmara à frente de seu tempo, aproximando a sociedade do processo legislativo, fazendo com que todos os segmentos organizados desta cidade tenham voz e vez”, afirmou. “Esse instrumento é fundamental para democratizar a participação de toda a sociedade de Goiânia e, ao mesmo tempo, para dar transparência nos serviços da Câmara em benefício da sociedade”, completou.

No ar desde fevereiro de 1998, quando o Legislativo se instalou na atual sede, a TV Câmara leva ao ar os programas Direto da Câmara, com boletins diários sobre as atividades parlamentares, e Semana na Câmara, telejornal semanal que leva ao telespectador a análise de assuntos debatidos no Plenário e nas comissões temáticas. Novos programas, em fase de planejamento, entrarão no ar em breve.

Conduzida por jornalistas e por técnicos com passagem pelas principais emissoras do estado, a TV Câmara, que atualmente transmite sua programação pelo YouTube (tvcamaragoiania), prepara adesão à TV digital. “Já assinamos a ordem de serviço para que o sinal da TV Câmara esteja disponível na TV aberta, em canal digital exclusivo, num prazo de 60 dias a partir de hoje”, afirmou Policarpo.

A nova TV Câmara Goiânia integra, em único canal de transmissão, todos os plenários e auditórios utilizados nas atividades legislativas da Câmara de Goiânia. A atual gestão também requalificou e equipou esses ambientes: o Plenário Trajano Guimarães; a Sala de Comissões Ministro Alfredo Nasser; a Sala de Reuniões da Presidência Professor Luciano; o Auditório Carlos Eurico; e o Auditório Jaime Câmara.

Os plenários e auditórios receberam câmeras robóticas que captam imagem e som em alta definição. Com esses investimentos, realizados a partir de 2019, o controle das transmissões das sessões, das audiências públicas e de outros eventos passou a ocorrer remotamente.

Auditório Jaime Câmara

A solenidade se encerrou no Auditório Jaime Câmara, que também passou por ampla reforma nos últimos meses. Com capacidade para 327 pessoas, o espaço se tornou multiuso, conectado à TV Câmara. Com cinco câmeras operadas remotamente pela equipe da TV e com sistema de som digital, o Jaime Câmara pode abrigar audiências públicas, sessões especiais, videoconferências, apresentações culturais e pode ser utilizado ainda como cinema.