A 4ª edição do Programa Centraliza coordenado pela prefeitura da capital com o objetivo de requalificar o centro de Goiânia, terá neste domingo, 30, a corrida do empreendedor num percurso de 5 quilômetros e  opção de caminhada de 2 quilômetros, sendo voltada para atletas acima de 15 anos de idade. Para as crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos será realizada a corrida kids.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir desta terça-feira (25/6) pelo www.sympla.com.br .

A concentração está prevista para às 7h, com largada às 7h30, na Avenida Goiás, no cruzamento com a Rua 3, no Centro. Todos os que cruzarem a linha de chegada das provas terão direito a medalha personalizada do evento, e os cinco primeiros nas categorias feminino e masculino receberão troféus. A cerimônia de premiação será realizada após o final das provas, e a corridinha para as crianças tem previsão de início às 9h.

O secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Thales Queiroz,  reforça a importância do evento para chamar a atenção de todos para a requalificação do Centro e o papel das atividades econômicas nesse processo. “É um momento de confraternização, em que iremos incentivar os cuidados com a saúde, a prática de atividades físicas, o lazer e ao mesmo tempo mostrar as belezas da região central da cidade para as famílias”, destaca.

A Corrida do Empreendedor conta com o apoio de diversas empresas como a Bee Sports, a Thato, o Colégio Expovest, o Instituto Goiano de Pesquisa e Didática Profissional (IGPDP) e a Faculdade Delta. Todas elas desenvolvem projetos na área educacional, de pesquisa e qualificação profissional em parceira com a Prefeitura de Goiânia. Todos os materiais, produtos e produção do evento foram custeados pelas empresas que irão estampar camiseta, medalha e troféus, além de participarem ativamente do projeto que tem inscrições gratuitas ofertadas à comunidade.

Centraliza – O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia que tem como objetivo a requalificação do Centro da capital, com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o Refis, realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca de mais de 51% da iluminação pública do setor, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer, como o fechamento da Avenida Goiás aos domingos.