A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia inaugura quatro exposições nesta quinta-feira (11/7), às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, com entrada gratuita. O festival, que visa comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás, é organizado pela Wa imagem e conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura (FAC), ambos mecanismos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

As exposições, que vão até o dia 08 de agosto, são: “Imagens Resolutivas”, uma mostra internacional em parceria com o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF); “Foto em Pauta na Estrada”, que reúne mostras nacionais em parceria com o Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes; “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê”, mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos de carreira do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen; e “Prêmio Goyazes”, que reunirá os trabalhos dos fotógrafos premiados via convocatória estadual do Festival de 2024.

Nesta edição, o Goyazes Festival promove um diálogo com outros festivais do país, convidando o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), uma ação cultural que acontece bienalmente, promovendo diálogos e reflexões sobre o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais. A exposição fruto dessa parceria será Imagens Resolutivas, com curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha, organizadores do FIF-BH.

A exposição Foto em Pauta na Estrada é uma mostra coletiva em parceria com o Festival de Fotografia de Tiradentes, que apresentará o resultado de viagens realizadas pelos curadores Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do país, em busca da produção fotográfica dessas regiões. Entre os anos de 2018 e 2020, eles percorreram 11 capitais do Brasil na busca das fotografias que serão apresentadas nessa exposição, durante o Goyazes Festival de Fotografia.

Com curadoria de Milton Guran, a exposição Kim-Ir-Sen: o que o coração vê, apresenta uma síntese da vasta obra do autor, um dos mais renomados fotógrafos documentaristas, com sólida formação técnica e larga experiência como fotojornalista e no campo da antropologia visual.

Programação paralela – Além das quatro exposições, o 3º Goyazes Festival de Fotografia oferecerá, durante nove dias, palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, troca de fotografias, projeções externas, lançamentos e intercâmbio de livros. Outros convidados, também reconhecidos no cenário da fotografia brasileira estarão presentes enriquecendo a programação do festival, dentre eles, Juan Esteves, João Kulcsar, Milton Guran, Eugênio Sávio, Divino Sobral, Bruno Vilela, Guilherme Cunha, Guilherme Ghisoni, Samuel de Jesus, Deborah Borges, Júlia Mariano, João Castilho e Pedro David, dentre outros.

O Festival incentiva a participação de pessoas idosas e crianças em suas atividades por meio de visitas mediadas e oficinas destinadas a esse público. Nesta edição, disponibilizará uma oficina aos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI (projeto de extensão da PUC-GO), a ser ministrada pela professora Déborah Borges e também uma oficina dedicada às crianças visitantes do Festival. A atividade será coordenada pela prof. Júlia Mariano.

O Festival se atém também às questões de acessibilidade, buscando incluir e promover independência de pessoas com deficiência na participação das atividades propostas. O espaço do evento conta com elevador de acesso para cadeirante e pessoas com mobilidade reduzida e também com QR Code com audiodescrição das exposições.

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secult Goiás, funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. É permitida a entrada com animais de estimação, desde que devidamente encoleirados.