O governador Ronaldo Caiado transfere, nesta segunda-feira, 22, a capital do estado para a cidade de Goiás. A solenidade de instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será realizada às 17h30, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, e integra as comemorações pelos 297 anos do município, celebrados em 25 de julho.
No mesmo evento, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre secretarias estaduais e prefeitura de Goiás, com objetivo de desenvolver ações para preservação do Rio Vermelho. Ainda, será lançado o Festival Arte Educativo de Goiás, que promove apresentações de estudantes da rede estadual em projetos de artes, música e dança.
A agenda do chefe do Executivo, no entanto, terá início mais cedo, às 9h, com uma visita à Catedral de Sant’Ana, na Praça do Coreto. A igreja passa por um processo de restauração, iniciado em fevereiro de 2023. No Palácio Conde dos Arcos, às 12h, Caiado se reúne com a diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em razão da mudança,  não haverá expediente no Detran-GO e em nenhuma de suas unidades no Estado. Mesmo com o fechamento do Detran-GO e Ciretrans, os usuários podem continuar acessando vários serviços do da autarquia pelo site do Detran-GO e aplicativo Detran GO ON. O aplicativo traz opções para que os cidadãos possam atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva, consultar a pontuação, consultar veículos e outros.

A ferramenta está disponível gratuitamente nas lojas Apple Store e Google Play com versões para Android e IOS.

 

História da transferência – A transferência dos poderes para a cidade de Goiás acontece desde 1983 por ocasião do aniversário da cidade, comemorado no dia 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de SantAnna, no dia 26. A transferência simbólica da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, no Governo Iris Rezende. Em 1988, veio a Lei nº 10.460, que em seu artigo nº 346 determinou que a data fosse, a partir de então, feriado em todos os órgãos públicos do Estado.

Durante dois dias, a cidade assiste à instalação do Governo, na última semana do mês de julho, passando a ser, simbolicamente, a capital do Estado. Nestes dois dias o Governo Estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida, também, simbolicamente, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das Leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018, e nº 24.425, de 18 de março de 2019.