O Sesc Anápolis recebe nesta quarta-feira, 24, às 20h, o grupo Granfieira e a cantora Rainy Ághata com o show “Momentos e Recordações”. Com entrada gratuita, a apresentação promete transportar o público para a atmosfera dos bailes de gafieira da primeira metade do século XX, com um repertório recheado de boleros, sambas-canção e outros gêneros marcantes da época. A proposta é levar um show dançante, contagiante e interativo para celebrar as tradições da música popular brasileira.
Além de uma instrumentação de base composta por violão de sete cordas, cavaco e pandeiro, o Granfieira também conta com um quarteto de sopros, distribuídos entre metais e madeiras, que garante um tratamento orquestral aos seus arranjos. Desta forma, o grupo dispõe de uma base harmônica, melódica e rítmica rica para dar suporte à voz melodiosa e à performance cênica de Rainy Ághata, que conectam com a atmosfera do estilo.
Realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Granfieira e Rainy Ághata já passou pelas cidades de Catalão e Pirenópolis e conta com produção executiva e artística da Cereja do Cerrado Produções, patrocínio da Trilha 21 Moto Peças e, desta vez, apoio do Sesc Goiás.
Rainy Ághata – é cantora há mais de 25 anos, pós-graduada em Educação Musical, pedagoga, produtora e ativista cultural. Já se apresentou em diversos bares, teatros, pubs e grandes festivais, como o Acustic, em Barcelona, e desenvolveu vários projetos musicais. Soma três álbuns que percorrem ritmos como MPB, samba, bossa nova, blues, afoxé e frevo, sendo um deles infantil. Seu último trabalho foi lançado em 2019 e leva o nome de Feliz Cantar. Também tem vários projetos culturais e sociais realizados e outros tantos produzidos por sua empresa Cereja do Cerrado Produções, sendo que, em 2022, ainda estreou como cineasta dirigindo um média e um curta-metragem com temáticas voltadas para a cultura popular da congada.
A banda Granfieira – Orquestra de Música Brasileira surgiu em julho de 2012, a partir de um projeto de gafieira realizado aos domingos em bares de Goiânia. Inspirado no universo da MPB e contando com uma formação de voz, violão, cavaquinho, percussão e naipe de sopros, o grupo tem como proposta a execução de gêneros musicais instrumentais e vocais que remetem à cultura da gafieira, da dança de salão, da boemia, da vida noturna, tais como o samba, o choro, a bossa nova, e outros do gênero.
Leave A Comment