O Brasil possui quase uma cabeça de gado para cada habitante. Com  um rebanho de 194,4 milhões, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), é o maior produtor comercial e exportador de carne do mundo.  Internamente, somos os terceiros maiores consumidores de carne bovina do globo, com uma média de 24,4 kg por pessoa no período de um ano, aponta um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Não é atoa que o churrasco é um dos pratos mais tradicionais de norte a sul do País. Uma pesquisa feita pela consultoria Saga, em parceria técnica com o Qualibest, descobriu que os brasileiros fazem uma média de 15 churrascos ao ano. O prato transcende a uma refeição e tem status de evento: a maioria destes momentos não tem  hora para acabar para 80% dos entrevistados. Sete a cada 10 churrascos são feitos para a família.

Sendo tão celebrado, ele também tem repercutido nos imóveis. Com o aumento da verticalização nas grandes cidades – em Goiânia, 25% das moradias são em apartamentos, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – as incorporadoras têm agregado a churrasqueira nos lançamentos. Entre as mais almejadas, está a de carvão. Ricardo Teixeira, especialista em mercado imobiliário e diretor da Urbs Imobiliária, empresa de vendas de imóveis, explica que embora seja crescente aceitação da churrasqueira a gás, a churrasqueira à carvão continua sendo uma preferência.

“Está na nossa cultura, de ver o fogo acendendo, ou seja, tem toda uma atmosfera por trás do churrasco tradicional”, opina o especialista, ao destacar que já existem tecnologias de exaustão que não deixam a fumaça do churrasco invadir o apartamento. “Ter uma churrasqueira à carvão em casa representa conforto, comodidade, liberdade e privacidade, uma vez que não será necessário compartilhá-la com os vizinhos, como acontece quando a churrasqueira fica na área gourmet do condomínio”, acrescenta.

Em Goiânia, por exemplo, essa solicitação já vem sendo atendida em imóveis para diferentes perfis de consumidores. Já existem edifícios com churrasqueira a carvão dentro de apartamentos de dois quartos à cobertura. Alguns dos últimos lançamentos são exemplo deste novo modelo de consumo .

1 – Trip World Home- Localizado no  no setor Nova Suíça, contará com varanda e churrasqueira à carvão em todas as suas unidades.

2 – Distrito Goiás Norte –  Oferece varanda e churrasqueira a carvão em suas unidades é o Distrito Goiás, ao lado do Araguaia Shopping e a poucos minutos do Passeio das Águas, no Setor Crimeia Oeste,

3 –  Promenade Goiânia –  Todos os apartamentos da Torre Galeria possuirão churrasqueira a carvão com duto e um equipamento de exaustão para fazer a captação de fumaça. Ela ficará na varanda, onde há também uma piscina para completar a experiência.

4 – Alt 65 Home Design- A churrasqueira a carvão estará presente nos 14 apartamentos. Ela está instalada na varanda do apartamento, onde há também uma piscina. O edifício conta com sistema de exaustão, o que torna possível que o futuro morador faça a integração da varanda com a sala.

5 – Parque Noronha – O Parque Noronha integra o complexo de condomínios residenciais Euro Park, localizado no bairro Park Lozandes, uma das regiões de maior crescimento de Goiânia. Todos os seus apartamentos contarão com churrasqueira a carvão e sistema de exaustão. Com duas torres, uma tem entrega agendada para este ano e outra para 2025.