Com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial goiana por meio da troca de experiências entre municípios, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), promove, entre julho e agosto deste ano, um ciclo formativo de Intercâmbio Social em municípios goianos. A iniciativa, que é voltada para a capacitação de primeiras-damas, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e demais profissionais que atuam nos órgãos e entidades vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Goiás, já realizou oito encontros neste mês de julho, com a participação de 123 municípios. Ao todo, 570 certificações já foram emitidas e 334 pessoas capacitadas.
“A meta do Intercâmbio Social é implementar resultados reais na vida dos goianos. A prioridade do governo Ronaldo Caiado é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das famílias, especialmente daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por isso, é extremamente importante que o Goiás Social possibilite a troca de experiências entre esses agentes que atuam em todos os cantos do estado”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Entre as temáticas trabalhadas neste ciclo formativo de troca de experiências, estão: as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e a Intersetorialidade dos Municípios, de Formosa; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Amorinópolis; a atuação com crianças e idosos e a contribuição das oficinas para o desenvolvimento e melhoria do Serviço Social, de Água Fria de Goiás; o atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e grupo reflexivo para homens, de Rio Verde; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, de Jataí; e de idosos, crianças e adolescentes, de Santo Antônio do Descoberto; o acompanhamento do Grupo Pérolas às Mulheres Vítimas de Violência, de Niquelândia, e a evolução dos trabalhos do Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Vianópolis.
Membro da Secretaria de Assistência Social de Formosa, Charles de Assis ressalta que a iniciativa contribui para a melhoria constante do trabalho que já vem sendo realizado em todo o estado. “Essa é uma ferramenta poderosa para o aprimoramento dos trabalhos sociais, porque promove uma gestão mais eficiente, colaborativa e inovadora. Ao compartilhar desafios, soluções e boas práticas, nós conseguimos identificar novas abordagens e metodologias que podem ser adaptadas à nossa realidade”.
Intercâmbio Social – As ações do Intercâmbio Social, que são realizadas desde 2022 e já capacitaram 709 pessoas em 175 municípios, com um total de 1.816 certificações emitidas em 37 encontros, têm a função de destacar iniciativas positivas de determinados municípios e apresentá-las às demais cidades do estado, além de reforçar a integração entre estado e municípios para combater as desigualdades e as desproteções sociais. Por meio da OVG e do Goiás Social, essas trocas de experiência têm resultado na melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias goianas. “É por tudo isso que, hoje, Goiás é referência para todo o Brasil”, enfatizou Gracinha Caiado.