A brasileira Rebeca Andrade e a americana Simone Biles disputam, nesta quinta-feira, 1º, a partir de 13h15, na arena Bercy, a final da ginástica individual artística  feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. A partida será transmitido na TV aberta, fechada e também no Youtube: TV Globo, SporTV, CazéTV.

Simone Biles aparece como grande favorita à conquista da medalha de ouro. Já a brasileira chega forte na briga por um lugar no pódio. A disputa pelo lugar mais alto é acirrada. Depois da conquista do bronze inédito por equipes na terça-feira , 30, agora as brasileiras vão em busca de mais pódios.

No classificatório, a ginasta brasileira somou 57.700 e só ficou atrás de Simone Biles, que terminou na primeira colocação com a nota total de 59.566. A americana Sunisa Lee, atual campeã, ficou em terceiro com 56.132. Flavinha se classificou na 11ª posição.

Na disputa por equipes, Rebeca e Biles deram o tom do que vem pela frente.  A brasileira teve notas maiores nas barras assimétricas e no salto, enquanto a americana “levou a melhor” no solo e na trave. Existe ainda uma expectativa para que Rebeca Andrade performe um salto inédito na Olimpíada.

Rebeca Andrade pode escrever seu nome mais uma vez na história da ginástica artística. Dessa vez, de forma um pouco mais literal. A brasileira enviou ao Comitê Técnico o Triplo Twist Yurshenko, o salto nunca foi performado em competições oficiais.

Caso consiga ele vai levar seu nome, repetindo os passos de Daiane dos Santos, que dá nome ao duplo twist carpado (Dos Santos I) e ao duplo twist esticado (Dos Santos II).