Os Correio emitiram alerta contra consumidores que fazem compras pela internet e publicaram uma nota de advertência para que os consumidores se previnam. A nota alerta que os golpistas espalham mensagens falsas com o nome e a marca da empresa de forma indevida, para iludir o consumidor. Até a identidade visual da página é parecida com a dos Correios.
Funciona assim: uma mensagem chega ao celular informando que tem atualizações sobre um pacote, que foi taxado e ainda aguarda pagamento para ser retirado. Aí, é disponibilizado um link que parece ser da própria agência, como, por exemplo, “pedidocorreios.online”. Mas, na verdade, é de uma taxa alfandegária que não existe.A porteira Pérola Paloma Batista quase caiu no golpe. Ela estava ansiosa para receber a encomenda que fez pela internet, quando veio a mensagem pelo celular: um aviso de que o pacote estava retido e que aguardava pagamento de uma taxa para ser liberado. Foi o namorado dela quem desconfiou.
Os golpistas também mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. E até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe. Uma orientação importante é usar a tecnologia para rastrear a encomenda que foi feita. Pelo aplicativo dos Correios, no celular, dá para fazer isso com toda segurança. E no site da empresa também tem alerta contra o golpe. Está em destaque, e tem até um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa da empresa, para que um pagamento seja feito.
Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. Também é indicado verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais.
Em caso de dúvidas, os clientes ainda podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.
O advogado Paulo Crosara explica que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato e diz que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível. “E acionar um protocolo que chama ‘mecanismo especial de devolução’, que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se eles concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro”, afirma o advogado.
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