Goiânia foi destaque como uma das cidades com melhor qualidade de vida do país em uma reportagem do site Monitor do Mercado, do portal Terra, nesta sexta-feira (16/8). Listando os principais títulos recebidos pela capital, como Cidades Arborizadas do Mundo, concedido pela ONU, e a quarta posição no Índice de Progresso Social (IPS Brasil), a publicação aponta Goiânia como um destino imperdível no Brasil.

A matéria cita que, em março de 2024, a capital de Goiás recebeu o título de uma das Cidades Árvore do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arboy Day. A reportagem também enumera que são mais de 1 milhão de árvores distribuídas em 205 áreas verdes e 60 parques. “A cidade se mostra um exemplo de sustentabilidade e urbanismo verde”, afirma a reportagem.

Além dos títulos listados no Monitor do Mercado, Goiânia também é considerada a capital mais verde da América do Sul, do Brasil e a segunda do mundo, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram plantadas nos últimos três anos mais de 380 mil mudas de árvores, o que representa aumento de 40% do estimado pelo Plano Diretor de Arborização Urbana.

Ressaltando que os títulos conquistados por Goiânia têm atraído atenção para a “metrópole do Centro-Oeste brasileiro”, a reportagem também cita que a capital alcançou a quarta posição no Índice de Progresso Social (IPS Brasil), de acordo com um relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), realizado junto a várias entidades, incluindo a Fundación Avina, Amazônia 2030 e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

A infraestrutura da capital é apontada como favorável tanto para o turismo corporativo como de lazer, destacando os roteiros que abrangem atrações como parques, culinária local e apresentações artísticas de feiras, bem como monumentos históricos. Goiânia também abriga a maior feira aberta da América Latina: a Feira Hippie, localizada na Praça do Trabalhador, na Região da 44 – um dos maiores polos de confecção do país.

O Monitor do Mercado exalta ainda o acervo em Art Déco da capital, um conjunto de 22 prédios tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Entre os destaques está o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, revestido com pó de pedra verde que imita a cor da esmeralda”, diz.

Ideb – A mais recente conquista de Goiânia foi a melhor nota entre todas as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 nos anos iniciais do ensino fundamental: 6,5 pontos. É a primeira vez que a capital goiana alcança a maior pontuação. No levantamento de 2021 — a avaliação é realizada a cada dois anos —, o município já havia dado um salto da 9ª para a 4ª posição. Já nos anos finais do fundamental, em 2023 a capital obteve a 3ª maior classificação.