Tomou posse nesta segunda-feira, 26,  42 novas promotoras e promotores de Justiça substitutos. As novas promotoras e promotores, aprovados no último concurso público do MP-GO, iniciam nesta terça-feira, 27 o curso de formação, que se estenderá até 24 de setembro.  A cerimônia, realizada na sede da instituição, em Goiânia, formalizou a entrada dos novos integrantes que irão atuar em todas as regiões do Estado. O certame ofereceu 28 vagas, mas para ampliar a presença da instituição, foram nomeados 42 aprovados. “Não há melhor investimento para o MPGO do que a incorporação de novos membros. Vocês vão levar nossa instituição à frente com a mesma honra e coragem”, declarou o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra.

Promotor de Justiça e presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres destacou que os empossados vão dar continuidade ao legado do MPGO. “Somam para fazer jus aos princípios e prerrogativas de defender, cada vez mais, a sociedade, tornando o ser humano verdadeiramente cidadão conforme a essência da Constituição”, afirmou.
O certame teve 5,3 mil candidatos. “Vocação é aquilo que somos chamados a ser. Nossa turma é formada por pessoas que desejam ser promotores de Justiça. Desejam defender o ordenamento jurídico, o estado democrático de direito e os interesses sociais e individuais”, afirmou o empossado que discursou em nome da turma, Rafael Gonçalves do Carmo, primeiro lugar no concurso.
O Governo de Goiás e o Ministério Público estadual mantêm histórico de parceria. Desde abril, o MPGO passou a integrar, formalmente, o Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Goiás (Sisp/GO), iniciativa que objetiva o aprimoramento das investigações de crimes e o reforço no combate ao crime organizado. Desta forma, a instituição e as forças de segurança do Estado e da União conseguem obter maior alcance e agilidade na condução de investigações.

Fazendo referência ao discurso do orador da turma, o governador Ronaldo Caiado observou aos novos promotores que a vocação é realmente importante para o sucesso na carreira, mas pontuou que ela precisa estar aliada a outras virtudes. “É importante a vocação, mas, além da vocação, tenham sempre aquilo que é a consciência de vocês, a coragem e a independência de enfrentar as adversidades”. Também fez um pedido aos empossados para que estejam sempre presentes para a comunidade das comarcas em que atuarem. “Porque a presença física de vocês é fundamental, para mim. É impressionante o que vocês trazem de garantia para a população”, avaliou.