Uma inusitada confissão do Professor Alcides (PL), candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, dada em rede de televisão durante a exibição do programa eleitoral gratuito, surpreendeu negativamente o mundo político e analistas que acompanham a campanha eleitoral na cidade.

Sorridente, Alcides Ribeiro disse que teria pedido ajuda ao temido e sanguinário João Cambão, um dos bandidos mais temidos de Aparecida e região entre a segunda metade da década de 1970 e início dos anos 1980, para que o estuprador zelasse por sua segurança.

Alcides contou que era frequentemente importunado por meliantes que o perseguiam, quando, voltava para casa à noite. Cambão, segundo o candidato, era seu aluno e, por isso, o pediu para falar com “os caras” para que eles deixassem de dar “carreira”, ou seja, de persegui-lo pela cidade.

Na avaliação de analistas e políticos, Alcides foi extremamente infeliz ao fazer tal revelação, sobretudo por se tratar de um dos mais assustadores marginais da história policial de Aparecida de Goiânia. João Cambão ficou conhecido pela crueldade de suas ações criminosas, que envolvia mortes, estupros e tortura de suas vítimas.

É inconcebível, dizem os especialistas, que alguém possa se sentir confortável em dizer que um dia teve alguma relação de proximidade com um ‘monstro’, como foi João Cambão. A percepção, afirmam, é que as próximas pesquisas eleitorais vão, sem dúvidas, mostrar o repúdio da população a essa revelação do Professor Alcides.

Famoso pelas atrocidades cometidas especialmente contra as mulheres, Cambão acabou sendo morto em confronto com a polícia, o que gerou uma sensação de alívio nas famílias de Aparecida, cidade que, na época, vivia uma realidade completamente diferente da renovação experimentada a partir de 2009.