O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira, 6 de setembro, da inauguração do 1° trecho do BRT Norte-Sul de Goiânia e de anúncios de investimentos nos institutos federais em Goiás. O evento ocorre a partir das 11h15 na Praça da antiga estação ferroviária da capital. O governador em exercício, Daniel Vila representa o Estado com a ausência de Ronaldo Caiado em viagem de férias para a Grécia.o

O trecho de 17 quilômetros do BRT Norte-Sul que será inaugurado é um dos eixos de transporte coletivo prioritários em Goiânia. Recebeu investimento de R$ 140 milhões do Governo Federal. Considerando o valor investido pela prefeitura, o total chega a R$ 321,7 milhões.

Na mesma cerimônia, serão lançadas as pedras fundamentais de três novos campi de institutos federais (IFs): de Cavalcante e de Quirinópolis, do IF de Goiás; e de Porangatu, do IF Goiano.

O investimento total na educação em Goiás é de R$ 820 milhões, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São R$ 535,8 milhões na educação básica, R$ 141,8 milhões na educação profissional e tecnológica e R$ 142,4 milhões na educação superior.

O BRT Norte-Sul entrou em operação na madrugada do último sábado (31/8), com a previsão de realizar 1,2 milhão de viagens por mês por um dos principais eixos viários da capital. A Prefeitura de Goiânia investiu cerca de R$ 320 milhões no corredor, que possui 29,6 km de extensão, cinco linhas exclusivas e 121 continuadas, ligando o Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até Aparecida de Goiânia.
Os ônibus que integram o sistema do BRT fazem parte da nova frota da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.
As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.