A Vila Cultural Cora Coralina recebe sessão de estreia do longa-metragem “Brasília: a história da história”, da produtora goiana Tupi Filmes, nesta quinta-feira (05/09), às 19h, na Sala Multimídia João Bennio.  A produção conta com apoio financeiro da Ancine e do Governo de Goiás, via Fundo de Arte e Cultura (FAC), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita, mas a organização receberá doações de leite UHT que serão entregues à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) como contrapartida social.

O lançamento faz parte de uma série de atividades acessíveis e gratuitas promovidas pela Tupi Filmes, que incluem sessões de filmes, ações em instituições voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade e rodas de conversa. A iniciativa paralela é viabilizada pelos recursos da Lei Federal Paulo Gustavo em edital lançado pela Secult Goiás.

Dirigido por Raimundo Alves, “Brasília: a história da história” vai além da história da capital federal. O filme é uma homenagem ao fotógrafo Hélio de Oliveira, o primeiro fotojornalista de Goiás. Hélio foi convidado por Pedro Ludovico Teixeira para registrar a primeira visita de Juscelino Kubitschek ao local onde Brasília seria construída. “Foi o primeiro fotógrafo do mundo a capturar imagens do que seria a futura capital do Brasil”, destaca Raimundo Alves.

As gravações se estenderam por sete anos. Além de documentar a trajetória do fotógrafo, o filme oferece uma visão profunda sobre o papel histórico da fotografia na construção de narrativas nacionais.

O produtor João Moreno ressalta que, além das ações sociais previstas para 2024, o apoio dos mecanismos de fomento cultural da União e do Estado também permitiram à Tupi Filmes resgatar materiais históricos que estavam esquecidos ou inéditos. “O longa-metragem ‘Brasília: a história da história’ é um desses materiais, e, graças ao financiamento da Lei, temos agora a oportunidade de compartilhá-lo com o público”, conclui João Moreno.

Sobre a Tupi Filmes – A Tupi Filmes é uma produtora goiana que atua na preservação da memória cultural e no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Com um forte compromisso social, a produtora realiza ações voltadas à democratização do acesso à cultura e à história, promovendo atividades inclusivas e gratuitas em todo o estado de Goiás.