Pela primeira vez em Goiânia o Consórcio Limpa Gyn implementou o acompanhamento em tempo real da gestão de limpeza urbana, que passa a garantir maior controle e eficiência no serviço de coleta domiciliar. O novo sistema permite monitorar a rota de cerca de 240 caminhões compactadores e assegura que o recolhimento de lixo seja realizado em toda a extensão dos bairros atendidos. Esse controle logístico também será aplicado a outros serviços da empresa, como a coleta seletiva, a remoção de entulhos e a varrição mecanizada, com o objetivo de oferecer uma solução integrada para otimizar os trabalhos de limpeza da cidade.

O mapeamento georreferenciado é feito por meio de um sofisticado sistema de software e equipamentos da torre de controle, que fornece relatórios em tempo real sobre a localização dos veículos e o porcentual de execução dos serviços. Com essa tecnologia, o Consórcio Limpa Gyn consegue detectar rapidamente possíveis ocorrências e manter a qualidade do atendimento. A coleta seletiva, por exemplo, que passará a ser feita pelo Consórcio a partir de outubro, também estará integrada a esse monitoramento, que visa permitir o acompanhamento preciso da operação.

O processo de gerenciamento se estende à orientação dos motoristas, que utilizam um dispositivo móvel acoplado ao painel do veículo, com um mapa detalhado das ruas de Goiânia. Esse sistema destaca as vias a serem percorridas e os pontos exatos de parada para o recolhimento do lixo pelos coletores. Dessa forma, o motorista segue um roteiro claro e eficiente, garantindo a cobertura de todas as rotas planejadas.

Diagnóstico – Com a implementação dessa tecnologia, o Consórcio Limpa Gyn se prepara para traçar um diagnóstico mais preciso da limpeza urbana em Goiânia. A partir dos dados gerados pela torre de controle, será possível identificar bairros que produzem mais ou menos lixo, os trajetos mais longos e outras peculiaridades que impactam diretamente na operação. Esses indicadores permitirão à empresa otimizar o serviço, reduzir custos e melhorar a eficiência, beneficiando diretamente a população goianiense.

A cada hora e meia, a torre de controle gera um relatório atualizado com o porcentual de coleta ou remoção de resíduos concluída em todas as rotas. Com esses dados, os líderes operacionais conseguem identificar possíveis problemas e tomar decisões rápidas para corrigir falhas e garantir a conclusão das rotas com sucesso. Além disso, os resíduos recolhidos são transportados e devidamente destinados ao aterro sanitário de Goiânia, fechando o ciclo de limpeza com segurança e eficiência.