Eleitoras e eleitores de todo o Brasil podem consultar o sistema DivulgaCandContasdo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter informações detalhadas sobre as candidatas e os candidatos do país que pediram registro à Justiça Eleitoral para concorrer nas Eleições Municipais de 2024. A plataforma também apresenta dados sobre prestações de contas eleitorais.
Com atualização a cada 60 minutos, o sistema permite acompanhar, de forma simples e intuitiva, a situação do registro de candidatas e candidatos ao pleito. Ao todo, mais de 462 mil pedidos de candidaturas foram cadastrados na plataforma, divididos entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Candidaturas das eleições municipais
No sistema, o eleitorado brasileiro pode verificar o número, a situação e o cargo da candidata ou do candidato. Além disso, ao acessar individualmente cada candidatura escolhida, é possível acompanhar a situação do registro (deferido, deferido com recurso, indeferido, indeferido com recurso).
Informações básicas como foto, nome e número, que constarão na urna eletrônica, e informações sobre se a candidata ou o candidato concorre por partido, coligação ou federação também podem ser pesquisadas no DivulgaCandContas.
A eleitora ou o eleitor pode conhecer ainda as propostas de gestão das pessoas que concorrem ao cargo de prefeito, os bens declarados e as certidões criminais apresentadas.
Transparência e contas eleitorais
O sistema DivulgaCandContas apresenta, além das consultas individuais das candidaturas, a prestação de contas das candidatas e dos candidatos. É possível acessar as seguintes informações, entre outras:
- ranking de doadores e fornecedores;
- limite de gastos de campanha e de contratação;
- sobras de campanha;
- total de recursos arrecadados;
- dívida de campanha;
- financiamento coletivo;
- gastos de campanha;
- comparativo entre candidatos.
Na própria página, a cidadã ou o cidadão pode ser redirecionado para o site de estatísticas de candidaturas ou para o Portal de Dados Abertos do TSE, que disponibiliza à sociedade as informações geradas ou custodiadas pelo Tribunal.
Fonte: TSE
Leave A Comment