A exposição de ideias de candidatos nos meios de comunicação  são espaços-chaves das campanhas eleitorais brasileiras, sendo realizados por diferentes meios de comunicação como emissoras de televisão, rádio ou veículos na internet. Seja sob a forma de entrevistas ou debates, quando  são transmitidos para um grande público, é uma oportunidade também para os candidatos divulgarem suas proposta.

 

Não é o que pensa o  candidato do PL a prefeito de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides, que  continua mantendo a estratégia de fugir da imprensa e dos espaços para debater suas propostas para a cidade. Dessa vez, o liberal faltou à sabatina promovida pelo Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, previsto para esta terça-feira (17/9). A atitude de Ribeiro demonstra desrespeito ao eleitor aparecidense e traz prejuízos à democracia eleitoral.

O jornalismo da TV Anhanguera mostrou a cadeira vazia que seria ocupada por Alcides Ribeiro. “Hoje, esse espaço estaria aberto ao candidato do PL, Professor Alcides. Seriam 15 minutos exclusivos para o candidato responder a perguntas que são do interesse dos eleitores de Aparecida. Professor Alcides não aceitou nosso convite, e nós lamentamos a sua ausência”, frisou a jornalista Suelen Reis, apresentadora do Bom Dia Goiás.

Alcides adota a estratégia de não atender a imprensa, não participar de debates e nem mesmo de sabatinas. Na avaliação de analistas políticos, a prática é uma forma de tentar evitar desgastes, dada sua conturbada trajetória política. No entanto, depois da queda acentuada nos vários levantamentos de intenção de voto realizados no município, esperava-se que Alcides mudasse sua forma de fazer campanha.

O deputado federal também não compareceu à sabatina realizada pelo jornal O Popular, encontro que estava agendado para o último dia 4 de setembro. Assim como o BDG, o jornal abriu espaço para ouvir os candidatos a prefeito de Aparecida, mas o liberal não deu as caras, causando indignação nos entrevistadores.

“Uma situação muito chata [a ausência de Professor Alcides]. A gente esperava poder questionar o candidato Professor Alcides sobre as ideias dele, sobre as propostas para o povo de Aparecida e para essa cidade que é o segundo maior colégio eleitoral de Goiás. É ruim principalmente para a democracia, para os eleitores”, ponderou o jornalista Caio Henrique Salgado, um dos entrevistadores da sabatina de O Popular.

Queda nas pesquisas – Pelo menos três levantamentos de intenção de voto realizados em Aparecida apontam queda acentuada das intenções de voto de Professor Alcides. A diferença entre Alcides e Leandro Vilela (MDB), que já foi de mais de 30 pontos percentuais, chegou a menos de 6 % na pesquisa AtlasIntel e a menos de 10% no levantamento da Paraná Pesquisas, ambas divulgadas há uma semana.

Já a segunda rodada da pesquisa DataUFG/O Popular, divulgada no último sábado (14/99), revela que a diferença entre eles apresentou uma queda de quase 10%. Era de 26,8%, na primeira rodada do levantamento em 24 de agosto, e agora alcançou 17,9%.