De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB),  entre 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito quando  os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar as vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.

 

Simultaneamente a este período, acontece a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

 

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realiza blitz educativa nesta quarta-feira (18/9), das 8h às 9h, na Rua 4, entre a Avenida Araguaia e a Rua 6, no centro da capital. O objetivo é conscientizar atores do trânsito sobre a segurança e obrigatoriedade do uso na seta, e o quanto essa ação contribui para a segurança nas vias da cidade.

 

Na ação, os agentes de trânsito farão o trabalho de orientação aos motoristas e motociclistas que transitam pelas ruas de Goiânia. “O fato de o condutor utilizar a seta para indicar a intenção de manobra evita que o condutor que esteja ao lado entre no campo cego do veículo, já que a ação facilita que o carro que esteja ao lado não o intercepte na manobra desejada e evite colisões laterais”, explica o agente de trânsito e técnico da Mobilidade, Horácio Ferreira.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no Art. 196, destaca que a falta de sinalização é considerada uma infração de natureza grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Já o motorista que trafega com a luz de seta queimada também comete uma infração de trânsito, esta de natureza média, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16.