A fase final da 3ª edição da Copa Quilombola acontece neste final de semana em Goiânia. Uma das ações do programa Goiás Social, a competição é organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Os times contam com todo o apoio para participar da competição, como os jogos de uniforme, hospedagem, alimentação e transporte. Além disso, as comunidades recebem materiais esportivos, que ficam de legado para o fomento do esporte local.

Artilheiro da fase regional de Niquelândia, com 5 gols marcados, o atacante Vitor “Bodinho”, da equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, falou sobre o orgulho em representar a sua comunidade. “Estamos treinando há um ano para buscar esse título e a classificação para Goiânia, e estou muito feliz em ser campeão e artilheiro. Tenho um orgulho muito grande em poder jogar pela minha comunidade, em uma competição que enaltece a raça negra e minhas origens. Só de falar nisso eu fico arrepiado”, exaltou o jogador.

Os campeões e os vice-campeões de cada regional garantiram classificação para a fase final. Os jogos decisivos serão disputados no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, que também recebeu algumas partidas da edição do ano passado.

Equipes classificadas:

Cavalcante
Masculino: Vão do Moleque e Capela
Feminino: Fênix e Juventude Kalunga

Niquelândia:
Masculino: João Borges Vieira e Rafael Machado
Feminino: João Borges Vieira e Vargem Grande

Posse
Masculino: Brejão e Baco-Pari
Feminino: Baco-Pari e Brejão

Piracanjuba
Masculino: Rosália Ribeiro e Vale do Rio Corumbá
Feminino: Ana Laura e Rosália Ribeiro