Mais de 1.300 obras audiovisuais de todas as regiões do país se inscreveram para participar da VII Mostra Sesc de Cinema. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. Em novembro, haverá a exibição das produções vencedoras em Belém (PA). Nessa  edição, a MSDC concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos.

Duas obras audiovisuais de Goiás foram selecionadas:.- Cabeça de fogo – Direção Lidiana Reis Goiás (Panorama Brasil)

– Entre Ruas e Memórias – Direção Nice Guimarães (Panorama Goiás)

Os filmes vencedores trazem temas que mostram a riqueza da cultura nacional, seja ela retratada nas grandes cidades ou em pequenos povoados. As histórias versam sobre o cangaço nordestino; as dificuldades dos negros no mercado de trabalho, as mulheres indígenas Tupinambá do Sul da Bahia; o encontro de ribeirinhas da Amazônia; a experiência de Brasília à espera da primavera, uma ficção que tem o sistema de transportes do Rio de Janeiro como pano de fundo; as mulheres que foram a base da primeira seleção feminina de futebol; entre outras. Este ano, as mulheres foram a maioria entre os selecionados na mostra nacional, com 25 realizadoras, quase o dobro do registrado em 2023. No Panorama Infantojuvenil, 6 dos 10 filmes premiados são dirigidos por mulheres.

 

Goiás – Neste ano o Sesc recebeu cerca de 27 inscrições de filmes goianos. Filmes que trazem formatos e experimentações distintas com dispositivos que podem ser usufruídos com leveza e liberdade, oportunizando ao público conhecer outras realidades e modos de pensar nossa cultura.

De acordo com a assessora técnica de Cultura do Sesc Goiás, Carolina Breviglieri Leiva, “o Estado de Goiás tem nos apresentado produções diversas e complexas que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos e a existência da Mostra Sesc de Cinema tem contribuído para a valorização e fortalecimento das referidas produções do campo audiovisual no Estado.”

A Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente do país e busca ampliar o acesso da população às obras nacionais, que expressam a diversidade contemporânea brasileira.