O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta a partir desta quinta-feira (26), com Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024. Com aproximadamente 530 metros quadrados, o CDE 2024 terá rede de internet, estações de trabalho, espaço para entradas ao vivo na programação das emissoras de televisão, copa, banheiros, miniauditório e telões informativos. Haverá, ainda, o posto de atendimento da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom/TSE) para auxiliar os profissionais.
Além do espaço localizado no 3º andar, o CDE também vai abranger o térreo do Tribunal. A partir do dia 30 de setembro, os profissionais de imprensa contam também com food trucks para refeições. No dia da eleição (6 de outubro), estarão concentrados os caminhões de link, área de convivência, ambientes decorados e telões para a divulgação dos resultados. Já o Auditório I, localizado no subsolo do edifício do TSE, será palco, no dia 6 de outubro, da coletiva de imprensa sobre o balanço do 1º turno das eleições, reunindo autoridades da Justiça Eleitoral.
Mais que uma estrutura de trabalho, o CDE é um projeto voltado para jornalistas que, uma vez credenciados, poderão acompanhar eventos, entrevistas coletivas e pronunciamentos, caso necessário. O objetivo é centralizar as atividades dos profissionais de comunicação que irão trabalhar na cobertura das eleições para que possam levar a informação à população de forma rápida, clara e objetiva.O CDE 2024 funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Nos dias 5 e 26 de outubro, estará aberto das 10h às 17h. E nos dias 6 e 27 de outubro (1º e 2º turno das eleições), o funcionamento será ampliado das 7h30 às 22h.
Credenciamento – A partir desta quinta (26), também estarão abertas as inscrições para o credenciamento de veículos de comunicação e profissionais da imprensa que desejam realizar a cobertura jornalística das eleições diretamente do CDE. O prazo para realização do cadastro termina no dia 3 de outubro.
Neste ano, a inscrição será dividida em duas etapas. Na primeira, a pessoa responsável pelo veículo de comunicação deverá acessar o sistema de credenciamento disponível na página do CDE, informar os dados solicitados e a relação dos profissionais do veículo que atuarão no local. A autenticação de acesso ao sistema será feita pela plataforma gov.br ou pelo aplicativo e-Título.
Após o pedido de credenciamento ser avaliado, os profissionais listados que irão trabalhar no CDE deverão concluir o cadastro, de forma individual, pelo aplicativo e-Título ou pela plataforma gov.br. Esse procedimento é indispensável para a obtenção do QR Code que irá possibilitar a entrada do profissional no Tribunal. Sem o QR Code, não será possível ter acesso ao CDE a partir do dia 30 de setembro.
Devido a questões de segurança e infraestrutura, haverá limitação de vagas para acessar o espaço concentrado no 3º andar. Por isso, o TSE reforça a necessidade de solicitar o credenciamento o quanto antes para evitar o risco de ficar sem vaga.
Além do QR Code, o profissional de imprensa também deverá portar a credencial específica do CDE 2024 enquanto estiver nas dependências do Tribunal. Ela será entregue na portaria de entrada ao TSE, mediante apresentação de documento de identificação e da validação do QR Code.
Leave A Comment