No interior do Brasil, em São Simão, Goiás, um projeto vem ganhando destaque nacional não apenas pelo caráter inovador, mas também pelo impacto transformador que provoca entre crianças e jovens participantes. O Ilha da Imaginação está abrindo caminhos para novas gerações no audiovisual e deixando sua marca em festivais de cinema.

Os filmes de Animação produzidos pelos alunos vêm acumulando prêmios e indicações, consolidando a iniciativa como um espaço de criação e talento. Desde 2020, 12 produções do projeto foram indicadas e seis receberam prêmios, acumulando mais de 60 indicações em categorias variadas em mostras nacionais e internacionais (Havaí e Rimini na Itália).

Dentre os premiados, Renascida das Águas venceu o Prêmio de Melhor Edição (Prata) no FACI 2021 – Festival Aparecidense de Cinema e foi selecionado no 4º CAFF – Cultural Animation Film Festival – Havaí 2020.  Tatá e os Amigos do Cerrado levou Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora no 15º Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, em 2022 e foi selecionado para a 13ª Mostra do Circuito Tela Verde – Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em 2024.

Outros destaques incluem Final Light“, premiado como Melhor Filme de Entretenimento no IX Festival Internacional O Cubo de Cinema Independente em Língua Portuguesa, e “Star Pigs” eleito pelo Júri Popular no IX FAVERA-GO 2022 e selecionado no XXXVI Cartoon Club Itália (Rimini) 2020.

Os filmes “A Romantic Snack” e “Entre Estrelas”, produzidos pelos alunos da Monitoria em 2023, já estão na seleção oficial do VIII Cine  Jardim Festival Latino-Americano de  Cinema de Belo  Jardim, que este ano será realizado entre os dias 14 e 19 de outubro de 2024, na cidade de Belo Jardim, Pernambuco.

Para a gestora do projeto pelo Instituto Maker, Danielle Cabral, dar protagonismo aos alunos, possibilitando que eles criem histórias no formato de filmes de animação, que transmitem conhecimentos, ideias e emoções singulares, é a premissa de existência do Ilha da Imaginação. “Do texto à tela, eles estão construindo suas jornadas para dar sentido ao mundo e compartilhar algo especial com as pessoas. As seleções e premiações nos Festivais são desdobramentos naturais da qualidade e da seriedade do trabalho realizado por todos que fazem com esse projeto aconteça diariamente. Frutos de um potente trabalho coletivo”, completa.

O Ilha da Imaginação segue em expansão com suas produções concorrendo em festivais e consolidando cada vez mais seu impacto cultural. Todos os filmes estão disponíveis para acesso no canal do YouTube do projeto @projetoilhadaimaginacao3670.

O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC BRASIL e realização do Instituto Maker, AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Já beneficiou mais de 60 mil jovens em 120 escolas públicas, oferecendo capacitação em leitura e produção audiovisual. Por meio de cursos, oficinas e a produção de filmes de animação, a iniciativa promove o desenvolvimento educacional e a criatividade dos participantes.

Sobre o Ilha da Imaginação – Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 60 mil crianças e jovens de 8 a 18 anos em mais de 120 escolas públicas da região. O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.