O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) ,firmaram pacto pela educação para os próximos quatro anos. “Vai ser uma marca que vamos consolidar. Vamos realizar o sonho de transformar nossos jovens nas maiores lideranças desse estado”, afirmou o governador durante reunião realizada na noite desta terça-feira (1º/10), com centenas de profissionais da educação, apoiadores, lideranças e eleitores. O trabalho, de acordo com Caiado, deve começar no dia seguinte às eleições municipais.

Caiado reforçou aos presentes a necessidade de eleger um gestor que tenha “espírito público e queira mudar a vida da população”. O exemplo maior, segundo o líder do Executivo goiano, vem dos colégios estaduais que, hoje, vivem os resultados de uma gestão íntegra iniciada em 2019. “Goiás é primeiro lugar no Ideb, quem quiser aprender que venha para nosso estado”, enalteceu ao dizer que a educação goiana atingiu a maior nota do país.

A transformação passa por escolhas assertivas, reiterou Caiado ao lembrar o quanto a área era desrespeitada. “Se Goiás é o estado mais bem avaliado do Brasil, se estamos nessa condição, é porque não deixamos roubar”, afirmou.

Aos profissionais da educação, Caiado fez questão de mencionar o passado de Professor Alcides (PL) na educação estadual. “O candidato (adversário) a prefeito aqui na cidade era da Secretaria de Educação. Nunca trabalhou na vida, nunca entrou na sala de aula e recebia”, lembrou. “Quem demitiu esse cidadão, que é um corrupto e mau caráter, foi Fátima Gavioli”, frisou.

Ao mesmo tempo que defendeu a moralização na política, Caiado ressaltou como a mudança de postura na administração concretizou uma política educacional que cuida integralmente do estudante. Citou o fornecimento de materiais como uniforme, merenda de qualidade, material didático, notebook, nova infraestrutura, laboratórios e a Bolsa Estudo – que paga R$ 110 mensais aos estudantes do Ensino Médio e alunos do nono ano. “As famílias mais carentes têm o apoio do governo para criar e educar seus filhos”, acrescentou.

Zelo e preparo – Leandro Vilela demonstrou gratidão pelo compromisso de Caiado em replicar no município o modelo de excelência da educação no estado, uma missão que, segundo o emedebista, requer responsabilidade, zelo e preparo. “Vamos fazer a transformação que a cidade precisa”, salientou. “Nós precisamos de pessoas qualificadas, bem intencionadas e preparadas como vocês para fazermos juntos a melhor gestão de Aparecida”, acrescentou ao se dirigir aos profissionais da educação. “Aparecida não merece voltar ao passado atrasado que viveu”, disse ao lembrar da defasagem vivenciada no município ao longo de 30 anos.

Em concordância, a secretária de Educação, Fátima Gavioli, falou sobre o momento definitivo para o futuro do município. “Não existe um momento mais promissor”, declarou ao pontuar que o candidato possui trânsito junto ao governo do Estado para levar as demandas do município. “Vocês têm uma pessoa que tem referência, vocês têm uma pessoa que está credenciado como administrador”, acrescentou.

Ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB) conclamou os educadores para que sejam multiplicadores de votos em prol de um projeto sério e comprometido com o município. “Conhece e tem história com Aparecida desde 2009. O DNA das obras do Maguito passa pelo Leandro Vilela”, ressaltou. Ele recordou o legado deixado por Maguito, que mudou o perfil da cidade que antes era mero “dormitório”. A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Zacharias Calil (UB) e de representantes da gestão da Seduc.