A mais recente pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, divulgada nesta terça-feira (1º/10) pela Paraná Pesquisas, mostra Leandro Vilela (MDB) assumindo a liderança, com 40% da preferência do eleitorado na simulação estimulada. O crescimento de 7 pontos percentuais em relação ao último levantamento consolida a virada sobre Professor Alcides (PL), que agora aparece com 38,2% das intenções de voto – queda de 4 pontos.
A menos de uma semana da votação, o cenário aponta a inversão entre os dois primeiros colocados. No levantamento anterior, divulgado em 11 de setembro, Alcides liderava com 9,2 pontos de vantagem. O avanço de Vilela reflete a intensificação da campanha e a mobilização de figuras políticas influentes, como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que têm atuado intensamente na campanha.
A estratégia de Professor Alcides, que optou por não participar de debates, sabatinas e se nega até a conceder entrevistas, é vista como um fator negativo para sua campanha, afastando o candidato do contato direto com o eleitorado. Esse posicionamento heterodoxo pode ter contribuído para a perda de apoio na reta final do 1º turno.
O candidato do PSB, William Panda, também teve uma oscilação negativa no levantamento da Paraná Pesquisas, passando de 11,1% para 9,9% das intenções de voto. Já a taxa de votos nulos e brancos está em 6,6%, enquanto 5,3% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.
Cenário espontâneo – Na pesquisa espontânea, em que o eleitor responde sem estímulo prévio, o cenário é equilibrado: Professor Alcides e Leandro Vilela estão tecnicamente empatados. Alcides tem 22,7% e Vilela 22,4%. Panda registra 3,8%. O número de indecisos ainda é elevado, embora tenha caído de 58,4% para 46,8%.
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre 25 e 29 com 740 eleitores. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número GO-07996/2024.
Leave A Comment