O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) criticou duramente a proposta de Fred Rodrigues (PL), candidato à Prefeitura de Goiânia, de extinguir o subsídio que mantém congelada a tarifa do transporte público na capital. Segundo Caiado, sem o apoio financeiro, o valor da passagem subiria para R$ 10,30. “Ele (Fred) quer acabar com o subsídio? Se não for mantido, a passagem vai para R$ 10,30. A proposta é essa?”, questionou Caiado durante coletiva realizada neste sábado (5).

Fred Rodrigues havia abordado o tema no debate promovido pela TV Anhanguera na última quinta-feira (3). Na ocasião, o candidato do PL classificou a manutenção do subsídio como uma “irresponsabilidade” e afirmou que não é possível reduzir ou manter a tarifa congelada. “O subsídio nada mais é do que o dinheiro que o Estado tira de você com impostos”, criticou Fred.

De acordo com dados apresentados pelo candidato, a Prefeitura de Goiânia investe cerca de R$ 163 milhões por ano, de um total de R$ 473 milhões necessários, para manter a tarifa do transporte público em R$ 4,30. Sem essa complementação, os usuários pagariam mais de R$ 10 pela chamada “tarifa técnica”, que cobre o valor real do serviço prestado pelas empresas de transporte.

O subsídio foi implementado em 2019, numa iniciativa conjunta de Caiado com as prefeituras de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo, para evitar aumentos excessivos no transporte coletivo. O custo é dividido entre o governo estadual e a Prefeitura de Goiânia, que arcam com 41% cada, e as demais prefeituras da região metropolitana, que complementam o restante.

Caiado defende que a política é essencial para garantir a acessibilidade ao transporte público e a viabilidade do sistema na Grande Goiânia. “Se ele quer cortar o subsídio, então a tarifa vai para R$ 10,30. Aí, quem vai andar de ônibus? Todo mundo vai ter que ir a pé em Goiânia”, ironizou o governador.

A política de congelamento de tarifas nos últimos seis anos beneficiou milhares de trabalhadores e estudantes. Além de manter o preço estável, a parceria entre Estado e municípios promove a modernização do sistema com novos ônibus, reformas em terminais e pontos, e a substituição de abrigos de passageiros.