Em evento que marcou a entrega de 132 novos ônibus do transporte coletivo para a frota de Goiânia e região Metropolitana, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) expressou preocupação com o futuro do transporte público na capital. Durante a cerimônia, ele destacou a importância do subsídio à tarifa de transporte, que, desde 2019, mantém o valor da passagem fixado em R$ 4,30.

A medida, segundo Caiado, é essencial para garantir acessibilidade e qualidade no serviço de transporte para a população. Hoje, cerca de 60% do valor técnico da tarifa, que é de R$ 10,30, são bancados pelo Poder Público. O governo de Goiás e prefeitura de Goiânia arcam com 80% do subsídio. As prefeituras de Aparecida e Senador Canedo complementam o restante.

“Essa tarifa na minha gestão, ela está mantida a R$ 4,30 desde 2019. A minha preocupação é porque tem gente que quer tirar o subsídio à tarifa, aí ela vai para R$ 10,30. Então essa é uma preocupação que eu tenho. R$ 10,30 fica difícil para o cidadão sair de casa para ir trabalhar. R$ 10,30 como eles querem, aí é algo preocupante”, criticou.

A inquietação de Caiado foi provocada por declarações do candidato a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), que, em um debate na TV, mencionou a possibilidade de reavaliar o subsídio. A posição do liberal gerou alarme entre os defensores do atual modelo de transporte, uma vez que a eliminação ou redução do subsídio poderia levar a um aumento significativo na tarifa, elevando o custo da passagem e onerando ainda mais o bolso do trabalhador. O governador enfatizou que tal mudança não apenas impactaria diretamente os cidadãos, mas também colocaria em risco todo o esforço feito nos últimos anos.

“Isso [o subsídio da tarifa], gente, é algo que nós precisamos ter um carinho muito grande para preservar. Vocês veem pessoas prometendo fazer mudanças nessa tarifa e aí ela vai a R$ 10,30. Como é que o cidadão vai poder andar e circular em Goiânia, com a passagem a R$ 10,30? É impossível. O cidadão não tem renda para isso. Isso é algo assim, inadmissível”, completou.

A entrega dos novos ônibus representa um avanço significativo para a mobilidade urbana de Goiânia, mas essa conquista pode ser ameaçada por mudanças na política de subsídios. O governador ressaltou a importância de manter diálogo aberto com a população e os candidatos, mas alertou que propostas que não considerem a realidade do transporte público podem resultar em prejuízos diretos para os usuários.