Depois dos 1.520 guarda-chuvas rosa instalados na Praça Tamandaré em 2023, a Prefeitura de Goiânia prepara nova ação para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, desta vez será realizado um abraço ao lago do Parque Vaca Brava com 500 metros de laços rosa.

Denominado de “Laços de Cuidado e Proteção ao Câncer de Mama” , o evento será realizado no sábado (19/10), das 8 às 12 horas, dentro das comemorações do Goiânia Sempre Rosa, programa lançado em outubro de 2021 e que se tornou política de governo da atual gestão.

“Sabemos que a prevenção ao câncer de mama salva muitas vidas, pois a prevenção leva a detecção precoce de uma lesão maligna que pode ser tratada e curada. Por isso, esse assunto sempre fez parte da minha gestão e, sem dúvida, criar o Goiânia Sempre Rosa, foi uma medida assertiva e que já ajudou muitas mulheres”, destaca o prefeito Rogério.

Na programação estão previstas atividades de educação em saúde; apresentações culturais; caminhada; palestra e demonstração de alimentação saudável e da mama amiga com incentivo ao auto exame, orientação sobre importância da amamentação; aferição de pressão arterial e glicemia; além de auriculoterapia e vacinas.

“Os serviços são importantes, mas nosso principal objetivo é chamar a atenção de mulheres e homens sobre a importância da prevenção ao câncer de mama”, informa a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Cynara Mathias.

“Falamos sobre a importância do diagnóstico precoce em todos os meses do ano, mas a Campanha Outubro Rosa vem com a mensagem de levar essa informação à sociedade. Fazer com que as pessoas discutam mais sobre isso, lembrem de agendar sua mamografia e parem um tempo para conhecer seu corpo é nosso principal objetivo com este evento”, reforça o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, Alexandre Marchiori.

“Esse evento representa a união na luta contra o câncer de mama. Por isso, a necessidade da colaboração entre sociedades, instituições, profissionais de saúde, organizações e a população em geral. É mais um passo na promoção da conscientização, do diagnóstico precoce e também do suporte adequado às mulheres afetadas”, reforça o secretário municipal de saúde, Wilson Pollara.

Corroborando à fala de Pollara, Marchiori ressalta que a procura por mamografia, inclusive na rede privada de saúde, aumenta consideravelmente entre os meses de outubro e dezembro. “O que vemos com isso é que a Campanha tem reflexos positivos em meses que seguem ao outubro. Promovendo uma mensagem impactante, expandimos o cor-de-rosa para outros meses do ano e a vida de mais mulheres é salva”, pontua o presidente da SBM-GO.

Goiânia Sempre Rosa – Desde o início do programa Goiânia Sempre Rosa, idealizado pela 1ª dama Thelma Cruz e a médica mastologista Rosemar Macedo, o município conseguiu zerar a fila de espera para exame de mamografia e biópsia com agulha grossa. Neste período, o município já realizou um total de 94.533 mamografias, sendo 87.738 mamografias de rastreamento e 6.797 para diagnóstico; além de 1.768 biópsias por agulha grossa.

Parque Vaca Brava – Localizado no Setor Bueno, oficialmente nomeado de Sulivan Silvestre, em homenagem ao escritor e ambientalista, e mais conhecido como Vaca Brava, o parque é um dos 63 existentes na capital. Ele foi construído em uma chácara de terreno pantanoso, conhecido popularmente como brejo, com objetivo de preservar a nascente natural de água do córrego Vaca Brava. Desde 1985, o local já era uma Área de Preservação Permanente (APP), protegida por lei. A inauguração foi em 1996.

Curiosidade: conforme o site Wikipedia, o nome Vaca Brava teria surgido por conta dos animais que costumavam pastar pelo local e acabavam atolando-se no solo barrento, e precisaram ser constantemente resgatados.