A Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta o concerto “Domingo de Primavera”, sob a batuta do maestro potiguar Adalto Soares. O concerto está marcado para este domingo (20/10), às 11h, no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos na plataforma Sympla. O programa é formado por peças que prometem emocionar e encantar o público, combinando ritmos brasileiros e arranjos de clássicos do repertório sinfônico, com composições que exaltam a versatilidade da banda sinfônica.
As músicas que serão interpretadas são “Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio para 4 Trompas”, uma celebração da música popular brasileira; “Mazama”, de Jay Chattaway, uma obra que traz o mistério da natureza em forma musical; “African Symphony”, de Van McCoy, uma peça de inspiração africana; “Prince Igor – Polovtsian Dances”, de Alexandre Borodin, um clássico que traz o ritmo das danças folclóricas russas; “Dobrado Dois Corações”, de Pedro Salgado, um tributo ao tradicional gênero do dobrado, peça que exalta o virtuosismo dos músicos; “Febre Espanhola”, de Jay Chattaway, uma composição envolvente, com toques de paixão e intensidade; e “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri, que combina a vivacidade das danças populares com a elegância da música erudita.
O maestro convidado Adalto Soares é professor de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Soares tocou em grandes orquestras de diversos estados brasileiros. O maestro atua como professor nos principais festivais de música clássica nacionais e sul-americanos e desenvolve também carreira solo como trompista, com CDs lançados pelo grupo de choro Horn Brasil, Orquestra de Sopro Brasileira Tatuí e Orquestra de Sopro de Karlsruhe, da Alemanha.
Conhecido por sua criatividade nas iniciativas que concebe e coordena, Adalto Soares é o idealizador da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um dos mais inventivos projetos socioculturais do Brasil, com a qual excursionou diversas vezes pela Europa.
Formação – Na formação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, predominam instrumentos de sopro e percussão, além do piano. O grupo é composto por 60 estudantes de música e tem como objetivo a formação profissional de jovens entre 14 e 26 anos, oferecendo aulas gratuitas de teoria musical, prática instrumental e prática de conjunto. A Banda Sinfônica desempenha um papel crucial na divulgação e criação de repertório original, destacando-se pela versatilidade em produzir tanto concertos sinfônicos quanto populares.
A Banda também é beneficiária do programa Bolsa Artista, criado pelo Governo de Goiás para proporcionar aos jovens acesso à educação, cultura e inclusão social. Muitos dos talentosos alunos que recebem essa bolsa, fornecida por meio do Goiás Social, provêm de famílias economicamente menos favorecidas. A instituição desempenha um papel vital em suas vidas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para sua formação e educação profissional.
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás é um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Leave A Comment