A Prefeitura de Goiânia inicia na segunda-feira (18/11), às 8h, a fase de realização e atualização do cadastro antecipado para interessados em vagas na rede municipal de Educação. O cadastro é necessário para pleitear vagas nas Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs).

As famílias terão mais de um mês para realizarem o cadastro antecipado, que deve ser feito até a data da pré-matrícula, que ocorre dia 10 de dezembro para escolas e 7 de janeiro para Cmeis, e será realizado totalmente online. As famílias que já possuem o cadastro e estão aguardando vaga precisam atualizar os dados, pois a fila de espera é encerrada ao final do ano, sendo necessário solicitar a vaga novamente.

A primeira etapa do cadastro antecipado é o preenchimento de formulário que está disponível no site da SME, por meio do portal sme.goiania.go.gov.br. Ao entrar no site, clicar na opção “E-matrícula” e no banner “Cadastro Antecipado”.

Nesta etapa, as famílias inserem informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME, e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

Confira o passo a passo do cadastro:

*Passo 1:*

No formulário, que é simplificado, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.

*Passo 2:*

Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserido nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:

• A mãe é trabalhadora autônoma e pode comprovar com comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;

• A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;

• A mãe é trabalhadora com Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;

• Não é trabalhadora ou não pode comprovar.

Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até 5 documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria número 549, de 11 de dezembro de 2023.

*Passo 3:*

Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam pontos referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.

Após inserir os dados, é só concordar com o termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxílio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) até a data do início da pré-matrícula. Se for beneficiário do Benefício de Prestação Continuada – BPC, a família terá que confirmar os dados em uma das CREs.

Veja o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

– CRE Brasil de Ramos Caiado

Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684

Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim

– CRE Central

Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730

Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário

– CRE Jarbas Jayme

Telefone: 62 3524-1720 / 1722

Endereço: Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste

– CRE Maria Helena Batista Bretas

Telefone: 62 3524-2490 / 2491

Endereço: Avenida Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães

– CRE Maria Thomé Neto

Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636

Endereço: Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça