Criado há 35 anos, o projeto Papai Noel dos Correios mobiliza todos os anos milhões de pessoas e milhares de empresas numa corrente de solidariedade para atender a pedidos feitos por crianças carentes em cartas escritas ao bom velhinho. A maior campanha de Natal do país, completa em 2024, 35 anos. Até o momento, os Correios já receberam mais de 300 mil cartas que atendem os critérios da campanha. Desse total, já foram adotadas quase 185 mil.
Com o objetivo de atender alguns desses pedidos, a empresária e sócia-diretora da Localiza Urbanismo, Bárbara Tavares, que junto com a arquiteta Isadora Morais, da Ana Paula e Sanderson Arquitetura, e José Ricardo Silveira, da Estofados Centro-Oeste, adotou as cartinhas de uma turma inteira da Escola Municipal Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. Os pedidos das 36 cartinhas do 4º ano C foram entregues na última quarta-feira (4 de dezembro), na unidade de ensino.
Conforme Bárbara, os pedidos feitos pelas crianças são muito singelos, mas ao mesmo tempo trazem um simbolismo e uma carga emocional grande, o que demonstra, segundo ela, que qualquer um pode ajudar doando um pouco, mas esse pouco irá fazer muita diferença no fim de ano das crianças. “Teve um aluno da turma que pediu chocolates, mas disse que se fosse muito caro poderia ser um pirulito. Teve ainda uma criança que pediu saúde e outra que pediu um kit de trancista para ajudar na renda familiar”, relata a empresária.
Bárbara Tavares conta que a ação com a escola começou em 2023, quando ela selecionou algumas cartinhas dos alunos da escola, que seriam encaminhadas para os Correios. “A ação deu tão certo, que neste ano escolhemos uma turma inteira para presentear. Além disso, o nosso objetivo é influenciar outras empresas a fazerem o mesmo e alegrar o Natal de outras crianças“, informa.
Segundo ela, a ideia de adotar uma turma veio justamente para garantir que nenhuma criança fique de fora. “Além disso, acredito que ver todos ganhando o que pediram gere um sentimento de alegria entre as crianças, o que tem tudo a ver com o espírito de Natal”, salienta Bárbara. A entrega na próxima quarta-feira contará ainda com um lanche especial oferecido pela escola.
De acordo com a professora da turma, Juliana Souza e Silva, a entrega dos presentes e a festinha representa um alívio para as dificuldades financeiras das famílias dessas crianças com idade entre nove e dez anos. “Além disso, esse momento trouxe também um grande ganho emocional para os alunos, trazendo para eles a memória de uma experiência de alegria e solidariedade”, diz.
Leave A Comment