Com a presença de lideranças políticas de várias matizes , familiares e moradores da Vila Mutirão, foi lançado neste sábado, 21, o Instituto Iris Rezende Machado que simboliza a continuidade de uma trajetória marcada por dedicação ao povo. Iris faria neste domingo, 91 anos dos quais a maior parte foi dedicada a vida política, se elegendo governador por dois mandatos, prefeito, por quatro, senador e Ministro da República.

“Iris foi um homem que criou uma política próxima do cidadão. Ele nos ensinou a ouvir as pessoas, a entender suas necessidades e a trabalhar por elas. Este instituto vai imortalizar essa forma de fazer política”, afirmou Daniel. Ele também frisou que o projeto é uma inspiração para as novas gerações, garantindo que o exemplo de Iris continuará vivo no Estado.

A filha de Iris, Ana Paula Rezende, emocionou o público ao relembrar momentos marcantes da vida do pai. “Se ele estivesse aqui, certamente escolheria este lugar para comemorar seu aniversário. Foram mil casas construídas em um único dia neste bairro, que é um exemplo de que, com amor e honestidade, a política pode transformar vidas”, declarou.

Representando o governador Ronaldo Caiado, Anna Vitória Caiado enalteceu o exemplo de humildade e dedicação de Iris. “Ele sempre repetia que as pessoas precisam ser cuidadas. Conviver com ele foi um presente que me ensinou muito sobre política e humanidade. Hoje, damos continuidade ao seu sonho de uma cidade melhor.”

Sandro Mabel, prefeito diplomado de Goiânia, reforçou a importância de preservar o legado do ex-governador. “Iris era um político completo, que sabia ouvir e liderar. Este instituto vai eternizar sua memória e nos lembrar de sua dedicação ao povo. Temos a responsabilidade de continuar cuidando dessa cidade que ele tanto amava.”

Atender aos anseios da população marcando presença em todo estado  com trabalho nas áreas social, lazer e cultura é meta do Instituto que terá na gestão, os filhos do casal Iris/ dona  Iris: Ana Paula, Adriana e Cristiano. A coordenação será da advogada Ana Paula que prepara o lançamento do Memorial Iris Rezende no espaço intitulado Casa de Vidro localizado na Avenida Jamel Cecílio para o primeiro semestre de 2025.