A Avenida Jamel Cecílio será o corredor piloto do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, lançado nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Sandro Mabel. A iniciativa marca o início de um conjunto de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses. O prefeito destacou que o projeto faz parte de uma política pública moderna e integrada. “Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, afirmou.
Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretende desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. O projeto integra a política de Nova Mobilidade, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como o primeiro trecho a receber intervenções devido ao alto volume de tráfego e à sua relevância estratégica, conectando o Shopping Flamboyant à Avenida 85.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que o planejamento prevê intervenções em vias prioritárias nos primeiros três meses de governo. “Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, destacou.
Na Avenida Jamel Cecílio, as obras contemplam 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km. Entre as medidas estão:
– Implantação de uma terceira faixa;
– Ajustes na geometria viária;
– Reprogramação dos tempos semafóricos;
– Remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões;
– Restrição de estacionamentos;
– Sinalização para conversões livres à direita;
– Modernização da sinalização horizontal e vertical.
A expectativa é reduzir os congestionamentos em 30% e elevar a velocidade média para 20 km/h, promovendo maior eficiência nos deslocamentos e no transporte coletivo. As intervenções serão acompanhadas por avanços tecnológicos, como a modernização do sistema semafórico com equipamentos inteligentes, implantação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), monitoramento por câmeras e reforço na segurança viária.
Além disso, o prefeito Sandro Mabel reforçou que a prioridade será o transporte coletivo. “Vamos implementar semáforos eletrônicos inteligentes que priorizam os ônibus. No corredor do BRT Norte-Sul, por exemplo, o sistema permitirá que os ônibus atravessem os cruzamentos sem paradas desnecessárias, reduzindo o tempo de viagem e melhorando o conforto dos usuários”, explicou.
Mabel também destacou outra promessa de campanha: permitir que motocicletas utilizem os corredores de ônibus. A medida deve começar na próxima segunda-feira (6) em pontos estratégicos da cidade. Para os próximos meses, está prevista ainda a implementação de mais conversões livres à direita, ampliando a fluidez no trânsito.
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