O prefeito Sandro Mabel libera, nesta segunda-feira (6/1), a utilização de corredores de ônibus localizados na T-63, T-7, T-9, Avenida Universitária / Rua 10 e Assis Chateaubriand por motociclistas. Não serão liberados, por hora, os corredores do Eixo Anhanguera e BRT. Mabel justificou a decisão como uma forma de aliviar o tráfego intenso nas principais vias da cidade. Ele também afirmou que a proposta é segura e que não aumentaria o risco de acidentes.
Para assegurar a segurança de todos os usuários, a medida estabelece regras rigorosas. Fica proibido o embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores de ônibus. Além disso, a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos.
É importante ressaltar que as normas de trânsito devem ser rigorosamente cumpridas. A ultrapassagem em faixa contínua e pela direita, por exemplo, é vedada. O compartilhamento do espaço será restrito ao lado direito da faixa, e a implementação será avaliada periodicamente para garantir sua eficácia.
Os motociclistas são seis em cada dez pessoas internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de acidentes de trânsito, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. A instalação de trechos reservados aos motociclistas é autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Desde a década de 1970, as motos começaram a habitar mais o trânsito da capital, e desde então os números de mortes e acidentes graves foram aumentando,
Leave A Comment