A rede municipal de ensino da capital ganhará 10 mil novas vagas na educação infantil até junho deste ano. Pelo menos 5 mil delas estarão disponíveis nos primeiros 100 dias de 2025. A expansão será viabilizada por meio de convênios com o terceiro setor e pela otimização da infraestrutura existente.j Estão asseguradas, de imediato, a contratação de cerca de 3 mil vagas com parcerias estabelecidas com entidades a exemplo da Igreja Videira e Assembleia de Deus.
A Prefeitura de Goiania busca a adaptação de CMEIs existentes e o uso de módulos para permitir atender mais crianças sem grandes obras no curto prazo. Nos locais onde já há CMEIs, são construídas novas salas para atender a demanda para atender a mais 60 crianças. Em algumas unidades, podemos incluir até 60 crianças.
O prefeitura também informa que a gestão municipal está reestruturando o quadro de profissionais, reintegrando professores às salas de aula e revisando licenças médicas. Caso necessário, haverá novas contratações.
Horários estendidos para mães trabalhadoras – Uma das novidades da atual gestão municipal é a adaptação dos horários de funcionamento em algumas unidades. O CMEI da região do Ceasa, por exemplo, terá horários ajustados para atender mães que começam a trabalhar de madrugada.“
Goiânia tem atualmente 30 obras de CMEIs em diferentes estágios de execução. A prefeitura está revisando contratos e avaliando obras paradas. Apesar das dificuldades financeiras, a prioridade é garantir vagas imediatamente. A parceria com o terceiro setor, segundo informa a prefeitura, não será temporária.
Solicitação de vagas – As solicitações de vaga podem ser realizadas a partir das 12h pelo site da SME (sme.goiania.go.gov.br). A pré-matrícula é uma etapa posterior ao Cadastro Antecipado, que deve ser feito exclusivamente on-line. Apenas os pais ou responsáveis que concluíram o cadastro poderão solicitar a vaga.
A Secretaria de Educação orienta os pais ou responsáveis a acessem o site da SME com o CPF em mãos para realizar a inscrição. Após confirmar o cadastro, será gerado um recibo em PDF, que pode ser salvo ou impresso. Em seguida, os documentos da criança devem ser levados à unidade de ensino escolhida para validar a matrícula.
A secretária também anunciou um novo sistema de georreferenciamento que alinha as vagas à localização das famílias, reduzindo deslocamentos. O prefeito complementou que o sistema considera não apenas o endereço residencial, mas também preferências, como proximidade ao trabalho ou acesso fácil por transporte público. “Queremos flexibilizar o atendimento para oferecer mais conforto às famílias. Muitas vezes, a vaga mais próxima de casa não é a mais conveniente, e buscamos atender melhor essas demandas”, concluiu Mabel.
Leave A Comment