Os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiram para a Campanha da Fraternidade 2025 o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, visando “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral. Em destaque no cartaz da campanha, a imagem de São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com  Deus. A Cruz  é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana.

A araucária, o ipê-amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça-pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras chamando a atenção para necessidade de um olhar mais atento para a natureza.

Os prédios e as favelas refletem o Brasil  urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida.