Com a chegada do verão e das férias escolares, os meses de dezembro e janeiro se tornam um período de diversão e descontração para as crianças. No entanto, é preciso que pais e cuidadores redobrem a atenção com a saúde infantil, já que algumas doenças podem ocorrer com maior frequência. Entre as mais comuns estão diarreias, intoxicações alimentares, infecções respiratórias (como otites e sinusites) e doenças de pele, a exemplo das micoses.

Segundo o médico pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, José Augusto Jr., esses problemas são provocados pela exposição das crianças a ambientes e hábitos diferentes dos usuais, como o contato com água de qualidade duvidosa, alimentos mal armazenados ou contaminados e a falta de cuidados com a hidratação e a proteção solar.

Medidas de prevenção – Para prevenir infecções gastrointestinais e outros problemas durante viagens ou passeios, algumas medidas são essenciais. O pediatra do Einstein Goiânia recomenda cuidados com os alimentos e hidratação constante. “É importante priorizar alimentos de origem confiável e evitar o consumo de produtos vendidos na praia ou em locais sem condições adequadas de armazenamento e higiene. Também é fundamental manter a hidratação das crianças, oferecendo água ou sucos regularmente”, orienta.

Outro ponto de atenção é a manutenção de uma rotina saudável. Durante as férias, muitas crianças passam mais tempo em atividades sedentárias, como videogames e celulares, o que pode prejudicar o desenvolvimento neuropsicomotor. “Por isso, é importante que os pais e cuidadores incentivem brincadeiras ao ar livre e interações construtivas com outras crianças, sempre respeitando a segurança e os limites individuais”, reforça José Augusto Jr.

Em relação às viroses ou infecções respiratórias, o pediatra do Einstein comenta que os sintomas mais comuns são coriza, mal-estar, dor de cabeça, tosse, espirros e febre baixa.  E para evitar as doenças de pele no verão é necessário andar sempre calçado, evitando que eles fiquem úmidos e os pés sujos, e sempre fazer a higienização adequada.

Quando buscar atendimento médico?

Os principais sinais de alerta incluem prostração (quando a criança está muito quieta ou apática), falta de apetite, sinais de desidratação (olhos fundos, boca seca), febre ou diarreia persistente, dificuldade para respirar ou cansaço excessivo. Além disso, acidentes com animais peçonhentos e traumas também são indicativos para levar a criança ao pronto atendimento. “O trauma, dependendo de sua gravidade, é a principal causa de internação em UTI durante as férias”, alerta o pediatra.

Atendimento odontológico pediátrico

Os traumas bucais em crianças, como cortes na boca ou dentes que saem de posição, também podem ocorrer durante as férias e são situações que exigem um atendimento rápido, preciso e humanizado. Nessas situações, o  Albert Einstein em Goiânia oferece um serviço odontológico completo, disponível 24 horas, com equipe especializada em odontologia pediátrica, exames odontológicos e anestesistas de plantão.

De acordo com a dentista e referência técnica Camila de Freitas, após um trauma bucal, as primeiras duas horas são fundamentais para garantir o melhor desfecho. É durante esse período que procedimentos como suturas, controle de sangramento e reimplante dentário precisam ser realizados. Em caso de queda de dente, a especialista orienta para que o dente não seja lavado, mas transportado em soro fisiológico ou leite até o hospital, preservando as fibras necessárias para o reimplante.

Sobre o Einstein Goiânia

A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo. Com 18 mil metros quadrados de área total, pronto atendimento 24 horas, 35 leitos operacionais, terapia intensiva e serviço de transplante de medula óssea, também conta com a primeira plataforma de cirurgia robótica do estado, com início em 2022, onde já atingiu a marca de 1200 procedimentos realizados até o momento. Em 2024, inaugurou o serviço de pediatria, que oferece uma jornada completa de atendimento para casos de alta e baixa complexidade em crianças e jovens. Além da assistência, a unidade possui um centro de ensino, inaugurado em 2023, com mais de 30 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e administração hospitalar, além de diversos cursos de curta duração. No mesmo ano, lançou também um centro de inovação, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam beneficiar o setor de saúde na região.