O documentário “Um Parque Para Viver” terá sua estreia oficial nesta quarta-feira (15/1), no Teatro Sesc, em Goiânia, com entrada gratuita. O projeto cultural foi realizado com recursos do Programa Goyazes, mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Idealizado e dirigido por Diogo Gomes, o filme convida o público a conhecer as riquezas naturais e culturais das Unidades de Conservação do estado de Goiás, revelando simultaneamente sua beleza e a urgência de sua preservação. A produção tem ainda um caráter educativo, explicando o que são as Unidades de Conservação, como são classificadas, e sua importância para a pesquisa e a preservação da biodiversidade.
O projeto percorreu sete parques estaduais, uma unidade de conservação e um monumento natural, e apresenta as paisagens e histórias da fauna, flora e hidrografia da região. Por meio de entrevistas com especialistas, o filme estimula reflexões sobre o futuro do cerrado em um contexto de mudanças climáticas globais cada vez mais críticas.
“‘Um Parque Para Viver’ é mais do que um documentário; é um convite à conscientização e um tributo aos heróis anônimos que dedicam suas vidas à proteção da natureza. Goiás é um estado de riquezas naturais incomparáveis, e nossos parques são verdadeiros santuários de biodiversidade que precisamos cuidar para as gerações futuras”, afirma o diretor.
Fomento – O Programa Goyazes promove incentivo cultural por meio da concessão de benefício fiscal de até 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas privadas. O objetivo da iniciativa é preservar e divulgar o patrimônio cultural, histórico e artístico do Estado, além de incentivar e apoiar a produção cultural e artística de Goiás.
Leave A Comment