Ao participar  do 14º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o  governador Ronaldo Caiado reforçou o trabalho entre poderes e de parceria com a Justiça, preservando a independência de cada um, ao pontuar a contribuição do Judiciário goiano em sua gestão desde 2019. O evento acontece em Rio Quente, na região Sul do Estado.

“Quando assumi o governo, Goiás passava por uma condição precária. Naquele momento, busquei a ajuda do Poder Judiciário para discutirmos o quadro fiscal do estado, porque não se governa sozinho”, disse o governador.

“Hoje estamos acolhendo esse grande evento, que dá a Goiás um realce maior na área do Judiciário. O desembargador Carlos França, um homem dedicado, trabalhador e determinado, presidiu o Consepre e todos reconhecem que ele fez uma gestão diferenciada”, enalteceu Caiado, ao parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) pelo evento.

“Não vejo outro caminho a não ser o diálogo com o Executivo e demais poderes para podermos superar as dificuldades dos estados” , enfatizou o presidente do TJGO, Carlos França (Fotos: Hegon Correa).

Consepre – Também participou do evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, que ressaltou que a “magistratura é os ouvidos e os olhos da República”. “Vejo hoje um Consepre coletivo e que representa 80% da jurisdição do Brasil. Nós juízes temos a percepção das grandezas e das dificuldades do povo brasileiro”, completou.

A programação do Consepre abrange reuniões dos presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil, uma sessão de deliberação sobre a atuação institucional e planejamento para os encontros de 2025, além de tratar do congresso sobre a segunda instância, que será realizado no STJ.