O Governo de Goiás e as Prefeituras de Goiânia e Aparecida lançam nesta sexta-feira (24/1), um mutirão contra a dengue nas duas maiores cidades do estado. A abertura oficial será realizada pelo governador Ronaldo Caiado e pelos prefeitos Sandro Mabel, da capital, e Leandro Vilela, de Aparecida. A agenda terá início às 7h, no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa dos municípios.

O governo já havia convocado no dia 17, prefeitos de todo o estado para um mutirão contra a dengue. No encontro, realizado por videoconferência, Caiado cobrou empenho dos municípios na limpeza urbana, vacinação e combate aos criadouros. Somente este ano, foram confirmados 1.124 casos da doença em Goiás, com seis mortes em investigação.
“Peço atenção a todos os prefeitos e agentes comunitários de saúde para que estejam de casa em casa. Seremos um exército fazendo um verdadeiro mutirão para diminuir a incidência dessa doença”, disse Caiado. “Estamos acompanhando as ações nos 246 municípios e cobrando muito de cada responsável”, complementou, após afirmar que as mortes por dengue são evitáveis.
A Secretaria da Saúde (SES) alerta para o risco elevado de contaminação pelo sorotipo 3 da dengue, que voltou a circular e já foi detectado nas cidades de Rio Verde, Anápolis e Goiatuba. “A gente está pegando uma população absolutamente suscetível ao sorotipo 3 e esse é o grande risco. A gente não pode relaxar”, pontuou o titular da pasta, Rasível dos Reis Santos Júnior.
Em todo o estado, 16 cidades estão em situação de alerta por causa da alta incidência da doença. Diante do cenário, o governo ampliará o monitoramento dos dados e as ações de controle dentro dos municípios, além de capacitar servidores e prestar suporte às prefeituras, responsáveis diretas pelos atendimentos. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão entre as unidades que participam da iniciativa.

.

Dengue – O mutirão se estenderá durante toda a semana. Equipes formadas por agentes comunitários de saúde farão visitas domiciliares, com orientações sobre o combate ao mosquito. Ao mesmo tempo, haverá remoção de lixo, entulho e outras ações de limpeza urbana, como a limpeza de bueiros e bocas de lobo. Moradores ainda receberão informações sobre os locais de atendimento de saúde e a importância de realizar o tratamento de forma correta.

 

Na capital, no sábado (25/1), haverá a oferta de serviços em outras áreas, como manutenção na sinalização de trânsito, cadastramento no CadÚnico, vacinação de rotina e contra influenza, testagem para Covid-19 e ISTs, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, distribuição de kits de saúde bucal, consulta médica em clínica geral, vagas de emprego, inscrições para cursos de qualificação e atendimento para telematrícula, entre outros.

 

Já a Prefeitura de Aparecida realiza o recapeamento em bairros como Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Parque Trindade I, II e III e Jardim Bela Vista. No dia 24, por meio da Secretaria de Assistência Social, será realizado um mutirão para atualização do CadÚnico, das 8h às 17h, beneficiando famílias vulneráveis com acesso a programas sociais como Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica e BPC.

 

Em todo o estado, o Governo de Goiás notificou 2.096 casos de dengue somente este ano e está em alerta para a circulação do sorotipo 3 da doença, ao qual grande parte da população está suscetível. Ao todo, 16 cidades registram alta incidência da doença, o que levou o poder público a ampliar o suporte às prefeituras e aprimorar o monitoramento dos dados referentes ao cenário epidemiológico.