Cerca de 50 secretários municipais e representantes do trade de turismo participam, nesta quinta, 30 de janeiro, de um tour pela capital a convite da Agência Municipal de Turismo e Eventos, a GoiâniaTur. Batizado como Conheça Goiânia, o objetivo da ação é apresentar aos convidados o potencial do turismo cultural e gastronômico da capital, que ainda é pouco explorado pelos operadores turísticos locais.
O evento começará às 8h, no Parque Mutirama, onde acontecerá o embarque, e seguirá até 12h, onde o grupo será recebido no restaurante Fio da Meada, localizado dentro do Hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, para um almoço temático inspirado no art déco. Na oportunidade, representantes da nova gestão da prefeitura de Goiânia irão ouvir o trade turístico para entender suas necessidades.
Conduzido pela turismóloga Izabella Rodrigues, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Goiânia, o roteiro incluirá passagem pela antiga Estação Ferroviária, com parada para conhecer o museu Frei Nazareno Confaloni, Estádio Olímpico, Teatro Goiânia, Praça Cívica, Bosque dos Buritis, Estádio Serra Dourada, Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Segundo o Censo Hoteleiro de 2022, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH-GO), Goiás Turismo, Observatório do Turismo do Estado de Goiás e Sindicato de Hotéis de Goiânia – SIHGO, apontam que a maior motivação do turismo em Goiânia são negócios, compras, eventos, feiras e tratamentos de saúde. O tempo médio de estadia na cidade gira entre 1,44 na baixa temporada, e 3,01 dias na alta.
Além de promover um melhor alinhamento entre o setor público e privado para o desenvolvimento de ações em prol do turismo na capital, outro objetivo é despertar todo o trade turístico para desenvolver novos projetos de turismo. O próprio hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação e a CVC, maior operadora de turismo do país, já anunciaram o lançamento de dois pacotes de passeios turísticos em Goiânia, contemplando opções culturais e de gastronomia, e em Trindade, contemplando especialmente o turismo religioso.
“Vamos desmistificar que aqui é só um polo de compras e negócios. Na verdade, há muito o que fazer na capital e no seu entorno, e nós identificamos o desejo entre os turistas que atendemos em conhecer mais sobre a cidade”, explicou Letícia Dourado, especialista de produtos do Grupo CVC Corp. Ela informa que, entre janeiro e outubro de 2024, a CVC já havia recebido em Goiânia mais de 60 mil turistas, e que o estado de Goiás está entre os top dez em volume de receptividade de visitantes.
Idealizador da iniciativa, Rodrigo Borges Alves, gerente comercial de Goiânia e Região da Atrio Hoteis, que administra o hotel, explica que o objetivo de manter uma constância da atividade turística na Grande Goiânia. “A ideia é fazer ‘mini escapadas’, para esses turistas que venham, por exemplo, de Brasília, de Minas, de São Paulo, e que queiram conhecer a cidade, ou mesmo aqueles visitantes que venham de carro”, detalha o gerente.
Leave A Comment