O cruzamento das Avenidas 136 e 85 sofreu modificações na sinalização semafórica dentro do planejamento da administração municipal de dar maior fluidez ao trânsito da capital. Esta é a segunda de um total de 100 intervenções que serão realizadas em pontos estratégicos das vias de Goiânia, totalizando 100 quilômetros, conjugando ações como uso de semáforos inteligentes e liberação de faixas para ônibus, carros e motocicletas. Ao final, serão 250 quilômetros em 26 corredores identificados por estudos técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).
No cruzamento da 136 com a 85, será retirada a pequena ilha do meio da via para que sejam liberadas três pistas de rolamento. Segundo destaca a prefeitura as mudanças serão potencializadas com a chegada dos semáforos inteligentes, que serão usados para a metronização do BRT. Com isso, os ônibus poderão passar por todos os cruzamentos com o sinal verde. Estudos técnicos comprovam que as motocicletas estão convivendo bem com os ônibus. A estimativa é a de que a velocidade média aumentou de 6 a 7 quilômetros por hora.
Titular da SET, Tarcísio Abreu ressalta que as intervenções foram precedidas por um planejamento amplo. Para ele, o sucesso das medidas já é sentido na Avenida Castelo Branco, onde as equipes da secretaria estão trabalhando desde domingo, a partir do viaduto com a Avenida Leste-Oeste, e já liberaram as três vias para o tráfego de veículos. “Foi feita a correção do meio-fio, foi feita a calçada e agora temos três vias. Então todo esse processo está sendo executado. Lógico, as intervenções maiores estamos organizando para que não tenha impacto no trânsito”, explicou o secretário. É o caso da 136, que deverá ser entregue até o carnaval, em um trabalho conjunto com outros órgãos municipais.
Tarcísio também pediu a colaboração dos motoristas, para que respeitem as leis de trânsito, e enfatizou que a intenção do município não é multar, mas coibir as infrações para que todos tenham uma convivência pacífica em uma cidade onde há respeito à sinalização.
Leave A Comment