Na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, acontece no Mercado da 74, no Centro de Goiânia, o segundo evento do projeto Goiânia na Rota do Samba. A programação, que promete ser mensal, terá início às 19h e segue até as 22, promete ir até o final do ano encerrando as atividades anuais no dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Samba.

Idealizado pelos músicos Teagá (Batucada do TH) e Xandão (Roda de Samba do Xandão), o projeto é realizado em parceria com os permissionários do Mercado da 74 e conta com o apoio da produtora Inara Verônica, da IV Produções. Para Teagá, o evento será um espaço para celebrar o samba e a cultura goiana, além de proporcionar aos músicos uma oportunidade de mostrar seu talento. “O Mercado da 74 já é um símbolo de resistência cultural, e queremos que todos vivenciem essa experiência”, destaca.

Com o objetivo de consolidar Goiânia como um importante polo do samba, a dupla acredita que o projeto será um marco na cena cultural da cidade. Xandão enfatiza: “Nosso objetivo é valorizar o samba e dar visibilidade ao gênero. O importante é que todos venham, cantem e sintam a energia única do samba.”  O evento terá participações especiais de Vinicius C.Q.N, Lucas Borges, Pichulinha e o grupo Miragem.

O samba   surgiu nos terreiros e nas rodas de dança dos negros escravizados no Rio de Janeiro no início  do século XX. É uma manifestação cultural afro-brasileira, considerada um dos símbolos mais conhecidos da cultura brasileira, fruto da miscigenação entre a música africana e europeia.