A Prefeitura de Goiânia prepara a retirada dos ambulantes da Região da 44  para realocação em dois pontos na cidade: a Feira Hippie ou salas vazias em galerias comerciais mediante pagamento do condomínio. Ainda nesta sexta-feira, 28, o  prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, reuniu-se com uma comissão de vereadores  para definir a situação. A gestão municipal garante que a fiscalização será rigorosa para garantir a desocupação das calçadas e vias no entorno das galerias comerciais até 31 de março.

A Prefeitura alega reconhecer a importância do trabalho dos comerciantes informais para a economia local, mas reforça a necessidade de organização e cumprimento das normas. “Não estamos retirando os ambulantes, mas oferecendo alternativas como a Feira Hippie e espaços dentro das lojas. O que não pode continuar é a ocupação desordenada das ruas, prejudicando lojistas regularizados e dificultando a mobilidade dos consumidores”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.

O prefeito confirmou que a fiscalização será realizada e, a partir da próxima semana, quando então os ambulantes deverão estar fora de ruas e calçadas na região. Mabel descartou a prorrogação da data para após esta segunda-feira, 31.  Segundo o presidente da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), Sérgio Naves, essa era uma questão antiga dos lojistas. “Essa demanda foi construída através do diálogo, e nada foi imposto. O prefeito fez este compromisso durante sua campanha quando também se deu início as tratativas com setores envolvidos”.