No último dia do mês dedicado à mulher, segunda-feira 31/3) o Ministério Público de Goiás (MPGO) realizará,  a partir das 15 horas, duas importantes homenagens a mulheres que fizeram história na instituição.

Primeiro, o Colégio de Procuradores de Justiça entregará uma placa em homenagem à procuradora de Justiça aposentada Myrthes de Almeida Guerra Marques, primeira mulher a ascender ao colégio, a presidir a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e a ocupar a Corregedoria-Geral do MPGO.

Em seguida, às 16 horas, será descerrada a inscrição com o nome da ex-procuradora-geral de Justiça Nilma Maria Naves Dias do Carmo, já falecida, na fachada do edifício-sede, que oficialmente passará a denominar-se com seu nome.

Legado de pioneirismo – Primeira mulher a chefiar o MPGO, entre 1993 e 1995, Nilma Maria Naves foi responsável por importantes conquistas para a instituição, incluindo as tratativas para a doação do terreno onde hoje está instalada a sede do Ministério Público no Jardim Goiás. Durante sua gestão, foram alcançadas a recomposição salarial da categoria e a criação do primeiro Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Especializadas, estrutura precursora do atual Centro de Apoio Operacional. Ela também presidiu a AGMP no biênio 1992-1994.

Já Myrthes de Almeida Guerra Marques teve atuação igualmente marcante. Ingressou no MPGO em 1961, atuou em diversas comarcas do interior e foi a primeira mulher a ser promovida a procuradora de Justiça em 1977, pelo critério de merecimento, e também a primeira mulher a presidir a AGMP, entre 1985 e 1988. Foi designada para exercer as funções de corregedora-geral do Ministério Público em 1985, também de forma pioneira.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, destaca a relevância das duas homenageadas: “O MPGO tem o privilégio de contar em sua história com mulheres pioneiras que abriram caminhos e consolidaram a presença feminina em posições de liderança na instituição. Tanto Nilma quanto Myrthes são exemplos de competência, dedicação e comprometimento com os valores do Ministério Público. Essas homenagens representam o reconhecimento da instituição a duas membras que não apenas exerceram suas funções com excelência, mas também contribuíram decisivamente para o fortalecimento do MPGO”. (Texto: Assessoria de Comunicação Social do MPGO)