O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lança oficialmente a pré-candidatura à Presidência da República, nesta sexta-feira (4/4), em Salvador, na Bahia. O ato político, no Centro de Convenções da capital baiana, terá início às 9 horas e reunirá lideranças de todo o país.

Governador com a maior aprovação do país – de 86%, em levantamento divulgado em fevereiro pela Quaest – Caiado pretende apresentar ao Brasil os excelentes resultados de sua gestão em Goiás após promover um forte ajuste nas finanças do Estado. A aprovação recorde do gestor goiano ocorre, sobretudo, por avanços nas principais áreas de atuação, como segurança pública, educação, saúde e programas sociais.

Após o lançamento da pré-candidatura na capital baiana, Caiado deve percorrer o país para fortalecer seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. O governador de Goiás seguirá com as próximas agendas nos demais estados do Nordeste. Posteriormente, vai percorrer os estados do Sul e do Sudeste.

Em 1989, Ronaldo Caiado, então presidente da União Democrática Ruralista, participou das eleições presidenciais pelo Partido Social Democrático. Tinha então 39 anos, faria 40 durante a campanha, e ficou em 10º lugar obtendo 488.872 votos. No segundo turno apoiou a candidatura de Fernando Collor. Entre 1991 e 1995 e, entre 1999 e 2014, foi deputado federal por Goiás. Ocupou a cadeira de senador de  2015 a 2018.

Caiado formou-se em medicina na Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e se especializou em cirurgia de coluna pelo Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica do Professor Roy Camille em Paris.  Ronaldo está à frente do Estado de Goiás pelo segundo mandato consecutivo.

.